Brasil

04/12/2017 12:34

A linha telegráfica do MT ao Amazonas .

Desde o segundo reinado (1840-1889)já havia interesse na ligação telegráfica entre São Paulo e Cuiabá fato resolvido em 1880 com o início da construção da linha do telégrafo entre França e Cuiabá, sob a diseção do coronel cunha Matos . Essa grandiosa obra do foi concluída no período republicano , quando sob a liderança do tenente Coronel Gomes Carneiro, o telégrafo chegou a capital do Mato Grosso.

Em 1907 o presidente Afonso passa a criar a comissão das linhas telegráficas do Mato Grosso ao Amazonas, que ficou mais conhecida como comissão Mariano da Silva Rondón que desde 1990 chefiava os trabalhos de abertura e manutenção das linhas telegráficas no Oeste Brasileiro.A comissão Rondón além de integrar por telegrafos os sertões do Mato Grosso ao Amazonas realizou ainda estudos geográficos zoobotânicos antropolozico e etnográfico.
Em 1913 Rondón participou de uma expedição pelas matas do extremo Oeste e norte do Brasil em companhia do ex-presidente norte americano Theodoro Roosevelt. Nessa expedição foram explorados vasto território nos atuais estados de Rondônia e Amazonas, com destaque para a descoberta das nascentes do Rio da Dúvida que foi navegado em todo dia extensão e batizado por Rondón como Rio Roosevelt comentan-se ainda que o presidente norte americano solicitou a Rondón e exploração do vale do apertado, fazendo alusães as famosas minas de Urucumacua( hoje localizados nos municípios de pimenta Bueno e Espigão do Oeste abrangendo a famosa reserva Roosevelt).
Outra expedição realizada por Rondón na época da construção das linhas telegráficas dirigiu-se para o Rio Guaporé e reencontrou o Real forte príncipe da Beira , abandonando desde o início da República Brasileira .

 

Escola: PEDRO MENDES CARDOSO.

Professor: YURI LOPES

Aluna : SHEILA CRISTINA DA SILVA

Aluna : FABÍOLA MARTINS

Aluna: TAMIRES BISPO

Aluna: NATIELE SOUZA

*3°ANO*

*HISTÓRIA DE RONDÔNIA*


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo