Geral

Ji-Paraná 31/10/2018 11:39 Da assessoria

Ji-Paraná e São Francisco no Prêmio Prefeito Empreendedor

Em 19 de maio de 2010, o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, recebeu em Brasília o 1º lugar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor da Região Norte, conferido pelo Sebrae Nacional. Na ocasião, concorreram 44 projetos que foram selecionados entre os 131 vencedores da etapa estadual. Estavam inscritos 719 prefeitos em todo o país e Confúcio obteve destaque com o projeto de microcrédito desenvolvido pelo Banco do Povo de Ariquemes, implantado por ele em sua gestão como prefeito.

Atualmente, alguns municípios de Rondônia estão competindo para ganhar o prêmio, eles foram selecionados previamente pela qualidade dos projetos apresentados. Já passaram por verificação os municípios de Ariquemes, Buritis, Monte Negro, Rio Crespo, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Jaru e Governador Jorge Teixeira. Nos dias 24 e 25 de outubro, os avaliadores do prêmio visitaram as prefeituras de São Francisco do Guaporé e Ji-Paraná.

Em São Francisco do Guaporé, a prefeita Gislaine Clemente apresentou seu projeto à equipe do Sebrae em Rondônia. Com especial dedicação, a prefeita descreveu as atividades do projeto “A Hora do Produtor” na categoria Pequenos Negócios no Campo. Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, o projeto oferece capacitação aos produtores rurais, bem como correção de solo nas propriedades e suporte técnico para aumentar a produtividade. A prefeitura tem fornecido horas/máquinas e cascalhamento às vias de acesso das propriedades para escoar a produção rural. A equipe julgadora esteve nas instalações do Feirão do Produtor, que é uma área da prefeitura com boxes destinados a receber os produtos do campo. Os comerciantes que trabalham nos boxes do Feirão são compradores da produção rural, perfazem um giro de 72 mil reais mensais em compras de alimentos frescos e de qualidade dos produtores do município. Essas instalações são resultantes de um dos objetivos do projeto, que se apresenta como forte concorrente do prêmio Prefeito Empreendedor.

Em Ji-Paraná, os avaliadores verificaram as ações do prefeito Marcito Aparecido com o projeto “Alimentação Escolar Saudável, Homem do Campo Contente”, na categoria Pequenos Negócios no Campo. Os objetivos do projeto foram construídos para dar suporte à agricultura familiar, com aumento de renda e melhoria da qualidade de vida do homem do campo. O projeto vai aumentar o volume de compra em valores financeiros da agricultura familiar, garantindo maior autonomia às escolas nas aquisições de alimentação escolar com chamada pública, desburocratizando os processos de compra. O projeto também fomenta maior participação dos pequenos negócios na aquisição de materiais e serviços para as escolas da rede municipal. Na verificação, foi constatado que, anteriormente, quando as escolas contratavam um jardineiro autônomo, gastavam um determinado valor e, atualmente, quando contratam um Microempreendedor Individual (MEI) passaram a pagar metade do valor. O projeto tem gerado renda e as escolas têm economizado nos custos de prestação de serviços. O prefeito e sua equipe estão empenhados no projeto e se esforçam para ganhar o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo