Justiça

12/06/2019 11:06

Mobilização da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil Data: 12 de abril de 2019

No dia 12 de junho, em que se celebra o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre realizará, através de suas unidades, ações concomitantes pela conscientização contra o trabalho precoce e em prol ao contrato de aprendizagem.

Sob a orientação da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e da Comissão gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, juízes e servidores de pelo menos 20 unidades trabalhistas realizarão palestras e orientações como parte dos Programas Sociais “Justiça do Trabalho Vai à Escola” e “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”.

A seguir, os detalhes das ações a serem realizadas por unidade:

1. Vara do Trabalho de Sena Madureira/AC - Palestras sobre o combate ao trabalho infantil, contrato de aprendizagem e direitos e deveres do trabalhador - Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontenele de Castro - Dia 12, às 9h30 - Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, às 19h.

2. Fórum Trabalhista de Rio Branco - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas - Dia 12, a partir das 8h.

3. Vara do Trabalho de Feijó/AC - Palestra sobre trabalho infantil na Escola Estadual de Ensino Fundamental Imaculada Conceição - Dia 12 (horário não informado).

4. Vara do Trabalho de Machadinho D’Oeste/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas com os alunos do Projeto Polícia Militar Mirim - Dia 12, a partir das 9h

5. Vara do Trabalho de Ouro Preto do Oeste/RO - Palestra sobre “Menor Aprendiz e Trabalho Infantil” na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino - Dia 12, às 9h45.

6. Vara do Trabalho de Jaru/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas - Dia 12, às 14h.

7. Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé/RO - Programação junto à Organização Multietária Sócio Cultural de São Miguel do Guaporé/RO (OMUSSMIG), sendo: palestra sobre

Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem; apresentação de peça teatral cômica “Auto da Comadrecida”, de autoria de servidora da unidade, que conta a história de um menor trabalhador e deficiente auditivo, buscando direitos trabalhistas; distribuição de material didático “Guia do Jovem Aprendiz” e gibizinho Turma da Mônica com o tema “Trabalho Infantil, nem de brincadeira!”; e sorteio do livro “Eu sou Malala”, que conta a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, incentivando a leitura física. - Dia 12, às 19h30.

8. 3ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas - Alunos de até 24 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Castelo Branco. - Dia 12.

9. 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas com alunos da Escola Marcelo Cândia - Dia 12, às 10h.

10. 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas.

11. 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas.

12. 5ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO - Palestra sobre Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem na Escola Daniel Neri - Dia 12, às 14h30.

13. Vara do Trabalho de Rolim de Moura/RO - Palestra aos estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Tancredo de Almeida Neves com o tema “Trabalho Infantil - Você não vê, mas existe!”. Dia 12, às 15h.

14. Vara do Trabalho de Buritis/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas com palestra sobre o tema “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil” - Dia 12, às 10h. - Palestra na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Rondon - Dia 12, às 15h30.

15. 1ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas com estudantes da Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos - Dia 12, às 8h30. Palestra na Escola Estadual de Educação Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos. Contará com a participação do MPT, CIEE, Fundação Cultural de Ji-Paraná/RO, CREAS/PAEFI e Orquestra em Ação de Ji-Paraná - Dia 12, às 15h30.

16. Vara do Trabalho de Colorado do Oeste/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas e JT Vai à Escola com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Governador Angelo Angelin.

17. Fórum Trabalhista de Ariquemes/RO, 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Ariquemes/RO - Programa Justiça do Trabalho de Portas Abertas com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Heitor Villa Lobos e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede - Dia 12, às 9h.

Porto Velho

Na capital de Rondônia, além das atividades previstas pelas unidades judiciárias, juízes recém-empossados que participam de Curso de Formação na Escola Judicial também farão palestras orientativas sobre o assunto em escolas estaduais e municipais, sendo:

- Escola José Otino de Freitas – 13h30

- Escola Estudo e Trabalho – 15h

- Escola Governador Araújo Lima – 15h

- Escola Nossa Senhora das Graças – 15h

- Escola Padre Mário Castagna – 16h30

- Escola Maria Carmosina Pinheiro – 16h30

- Escola Padre Moretti – 16h30

 

Twittaço

 

O dia 12 de junho será marcado por uma grande mobilização no Twitter em prol do combate à exploração do trabalho infantil. Com o uso da hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil, a Justiça do Trabalho se une a diversas instituições, influenciadores e artistas com um único objetivo: alertar e conscientizar a sociedade sobre este problema social, que atinge mais de 2,7 milhões de brasileiros entre 5 e 12 anos, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD). Será o maior impulsionamento digital do país voltado ao combate ao trabalho infantil.

 

Como participar?

 

A maior mobilização digital do país de combate ao trabalho infantil ocorrerá no Twitter dia 12 de junho, a partir das 9h, e tem o objetivo de sensibilizar os usuários dessa rede social para a importância de identificar e combater essa forma de abuso.

Todos podem aderir ao twittaço e contribuir de maneira decisiva para a preservação da infância e da juventude do Brasil. Para participar, basta publicar ou republicar posts que contenham a hashtag #BrasilSemTrabalhoInfantil no Twitter.

As mensagens podem conter informações sobre publicações de outros órgãos, eventos em alusão à data, projetos, estatísticas e outras iniciativas e resultados relacionados ao combate ao trabalho infantil.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo