Ler com Acessibilidade

NOTÍCIA

PORTO VELHO

ver mais

Publicado em 08/01/2014 17:48

ASSFAPOM- Aumento Salarial aos Policiais e Bombeiros Militares é nossa prioridade para 2014

Fonte: Alerta Rondônia

ASSFAPOM- Aumento Salarial aos Policiais e Bombeiros Militares é nossa prioridade para 2014

O presidente da ASSFAPOM, explica que a entidade tem todos os motivos para pleitear o aumento salarial para os militares, haja vista o quadro da Policia e Bombeiro Militar encontrar-se desafogado com a transposição dos servidores.

De acordo com o Presidente da ASSFAPOM, Jesuino Boabaid, o governo do Estado obteve no mês de novembro de 2013, a economia de mais R$ 1.200,000,00 um milhão e duzentos mensal, com a transposição de 433 policiais militares, via judicial, para os quadros da União.

"Nós não estamos discutindo a relação de carreira, promoções, ou concursos, porque é uma obrigação dos governantes, nós queremos falar é do salário, que merece um aumento considerável”. “Essa é nossa prioridade para 2014", disse Jesuino Boabaid. “Segundo ele, concurso público, é algo necessário e obrigatório, pois sem segurança não há governo, mas para isso o governo teria que ter feito um planejamento, no início ou na metade de seu mandato, mas não o fez.”. O presidente ressalta que esse despreparo do governo, não pode vir a prejudicar o aumento salarial para a categoria.

O Estado de Rondônia paga o 5º melhor salário do Brasil para o Soldado da PM, conforme o Governador Confúcio Moura (PMDB) afirma em suas reuniões, fato é que não podemos mencionar o pagamento do serviço voluntário, as gratificações e os adicionais como remuneração, pois quando miliciano vai para a reserva não recebe tais benéficos.

O governador no ano de 2013 não deu nenhum aumento salarial para as categorias, e confirmou em entrevista que não dará também aumento este ano, agravando a situação financeira dos militares. Vale ressaltar que a inflação gira em torno de 6% ao ano, e o salário perde mês a mês o valor de compra.

Na mesma situação, os oficiais de Rondônia encontram-se em 25º lugar no ranking nacional, com o pior salário. “Acreditamos também que a maioria não esta satisfeita com esta situação. Citamos o exemplo do último movimento de Alagoas, ao qual aconteceu em dezembro de 2013, após as reivindicações, um Coronel irá receber um salário até 2015 de $ 20 mil”, explicou o presidente da ASSFAPOM, Jesuíno Boabaid.

“Já era previsível a transposição dos servidores desde o início do mandato do Confúcio, mas a SESDEC não se preparou”. “Desde o início do ano ouvimos falar em estudos para concursos, mas esses estudos nunca acabaram e os editais nunca saíram do papel”. ”Não podemos aceitar qualquer alegação de que a prioridade do governo seja apenas concurso, prejudicando o aumento dos servidores, porque para nós será uma infeliz estratégia política, todavia estamos em ano eleitoral.” Criticou Boabaid.

A falta de diálogo da Secretaria de Segurança, Del. Marcelo Bessa, com a entidade resultou em clima de insatisfação geral nos anos passados, gerando greves e manifestações. “Não queremos prejudicar a sociedade com protestos e manifestações, estamos abertos ao diálogo e precisamos de uma resposta do ofício encaminhado pela entidade em 2013, onde solicitamos uma previsão de aumento para as categorias da PM e BM, desde os soldados e coronéis do Estado de Rondônia”. Finalizou Jesuíno Boabaid.

Fonte: assessoria.

  • ASSFAPOM- Aumento Salarial aos Policiais e Bombeiros Militares é nossa prioridade para 2014