sábado, abril 27, 2024
32 C
Porto Velho
sábado 27, abril, 2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250

Assembleia Legislativa de Rondônia entrega título de cidadão honorífico a pioneiro de Espigão do Oeste

Mais lidos

Na noite desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Espigão do Oeste, Palácio Romeu F. Melhorança foi palco da homenagem ao pioneiro de Espigão do Oeste, empresário Martino Tesch, que foi agraciado com o título de cidadão honorário rondoniense, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, desde a década de 70. A proposta, de iniciativa do deputado estadual Alex Redano (Republicanos), foi aprovada por unanimidade pelo Poder Legislativo.

Cerimônia foi realizada na Câmara Municipal (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Martino Tesch tem 86 anos, sendo 55 dedicados a Rondônia, onde ajudou no desenvolvimento da agricultura local, tendo destaque na produção de café e criação de gado, além de fomentar a cultura e manter viva as tradições e características pomeranas no desenvolvimento da região.

Deputado Alex Redano (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O deputado Alex Redano, ao entregar a maior comenda do Poder Legislativo, enfatizou a importância de Martino Tesch não só para Espigão do Oeste, mas para o estado de Rondônia como um todo, que hoje é sede da maior colônia pomerana da Amazônia. Falou da alegria em poder conhecer seu Martino que tem todo um legado para a região. Redano fez um breve relato de coragem de seu Martino para chegar ate aqui, enfrentando doenças, falta de estradas e tantas outras adversidades da época. “O senhor é um grande desbravador, que realmente fez o estado de Rondônia acontecer”, frisou.

O parlamentar disse que a homenagem é da Casa de Leis e não somente dele, e agradeceu a presença dos deputados estaduais Cirone Deiró (União Brasil) e Jean Mendonça (PL), que usaram a tribuna para parabenizar o homenageado e o deputado Alex Redano pela iniciativa.

Deputado Cirone Deiró  (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

Cirone enfatizou a importância de reconhecer aqueles que fazem história e enaltecem o nome de Rondônia por muitos e muitos anos. “A história do seu Martino Tesch se confunde com a história do estado de Rondônia”, disse.  Falou ainda sobre a liberação de emendas parlamentares para investir nas estradas de Espigão, com o principal objetivo de cuidar do pequeno agricultor rural, das agroindústrias familiares e daqueles que vivem da produção agrícola.

Deputado Jean Mendonça (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

O deputado Jean Mendonça arriscou uma fala na língua pomerana, como forma de homenagear os pomeranos presentes. Parabenizou o parlamentar Redano pela justa homenagem ao pioneiro da cidade. “Como sentinelas avançadas e somos destemidos pioneiros”, o trecho do hino Céus de Rondônia, segundo o deputado, representa Martino Tesch. “O senhor trouxe pessoas em cima de uma camionete, carregando sonhos, na década de 70, e hoje deixa bons exemplos não só para filhos, netos e bisnetos, mas para cada cidadão de Espigão.

O prefeito de Espigão Wélliton Pereira Campos (União Brasil) falou sobre a honra que é receber na cidade autoridades e famílias tradicionais para evento tão significativo para a sociedade. “Essa é mais uma homenagem que entra para a história do município de Espigão do Oeste. Precisamos reconhecer aqueles que fizeram e ainda fazem diferença, em vida”, concluiu.

A presidente da Câmara de Vereadores de Espigão do Oeste, Delker Nobre (Republicanos), enalteceu a presença da Assembleia Legislativa na cidade. Afirmou que o município está no ponto em que chegou, devido a pessoas como o senhor Tesch, que ajudou a construir a cidade, a história e a cultura de Espigão.

Homenageado

Ao usar a tribuna, Martino Tesch leu um pequeno discurso. Contou a história de vida em poucas palavras. Das doenças aos problemas políticos enfrentados para poder lutar por melhorias na região, logo que chegou por aqui. Agradeceu ao deputado Alex Redano pela lembrança da história dele e a todos pelas palavras de gratidão e respeito a ele e a família. Disse que ao ouvir o programa de rádio, a voz do Brasil, chamando as pessoas para morar em Rondônia, ele veio conhecer, e toda a história foi escrita a partir desse dia.

 

História 

 

Aos cinco anos de idade Martino Tesch já trabalhava no cultivo de hortas com a família, trabalhou como motorista de caminhão e outras atividades. Em 1969 saiu do Espírito Santo para conhecer as terras do Território do Guaporé, onde se instalou em definitivo com a família em Espigão do Oeste.

 

Homenageado Martino Tesch (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

 

Foi ele quem instalou a primeira linha de ônibus na região, trabalhou na compra e venda de café, até construir o primeiro terminal rodoviário particular da cidade, que funciona até os dias atuais.  Martino Tesch fez questão de retratar e guardar momentos, desde sua chegada à região, em 1970, até os dias atuais. Ele mantém um pequeno espaço, inaugurado recentemente, onde  conserva um relicário com fotos e documentos dos tempos da sua chegada com amigos e familiares, além de momentos importantes com autoridades da época.  Neste lugar ele guarda imagens da história dos pomeranos em Rondônia e o início do povoamento da região.  Viúvo, Tesch é pai de oito filhos.

 

Título de Cidadão Espigoense

 

O empresário Martino Tesch também foi homenageado pela Câmara Municipal de Espigão do Oeste, com o Título de Cidadão Espigoense, durante Sessão Solene, de autoria do vereador Adriano Meirelles da Paz (PSD). Ele reafirmou a importância e grandeza das homenagens. Disse ter muito orgulho em propor essa honraria, pois sente que o Título alcança   toda colônia pomerana em Espigão do Oeste.

 

Público presente na homenagem (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

 

Ao encerrar, o homenageado recebeu mensagens de felicitações pelos títulos recebidos, via internet,  de várias autoridades, como o ex-vice-governador de Rondônia, Assis Canuto e do ex-governador e ex-deputado estadual Oswaldo Piana.

 

Espigão do Oeste 

 

Localizado na região Oeste de Rondônia, com cerca de 4,5 quilômetros quadrados, o município de Espigão do Oeste abriga uma população de mais de 33 mil habitantes, dos quais, mais de 15 mil são descendentes de pomeranos, famílias Alemãs  que viveram na extinta Pomerânia. No século 19, as mudanças políticas e econômicas causaram crise e a instabilidade social impulsionou a migração dos pomeranos para vários países. Muitos deles vieram para o Brasil.  Atualmente, o município de Espigão forma a maior colônia desse povo na Amazônia.

 

Texto: Eláine Maia I Secom ALE/RO

- Publicidade -
Banner Dengue governo 06.04.2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo