Política

Guajara mim 21/06/2018 16:44 Da assessoria

Deputado Geraldo da Rondônia cobra urgência na abertura do Porto de Guajará Mirim

DEPUTADO GERALDO DA RONDONIA VISITA PORTO DA ZONA FRANCA DE GUAJARÁ-MIRIM

O Deputado Geraldo da Rondônia (PSC) esteve hoje (21) no Porto Alfandegário de Guajará-Mirim. O Porto está fechado por não atender as normas estabelecidas por tratado de exportação entre Brasil e Bolívia de 1990 que passaram a vigorar a partir de 14 de maio de 2018. As novas regras para o transporte de produtos para a Bolívia deveriam ser feitas por balsa regulamentada pela ANTAQ - Agência Nacional de Transportes Aquaviários, entretanto, isso nunca aconteceu e sempre foram utilizados barqueiros dos dois países.
Em atendimento aos protestos que ocorrem desde o fechamento, o Deputado realizou esta visita para averiguar a situação e constatou o quanto a cidade ficou abalada com a paralização das atividades do porto. Geraldo da Rondônia criticou a situação atual do Porto Alfandegário que está em situação de abandono pelo órgão Federal responsável o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
Segundo as informações prestadas pela Associação Comercial ao Deputado Geraldo da Rondônia há estimativas de que aproximadamente 6 milhões de dólares por mês não circulam no comércio local e que cerca de 1,5 mil empregos estão prejudicados com a situação e que até o momento não tem previsão de retorno.
Geraldo da Rondônia explicou que com o porto inoperante há uma tensão entre os bolivianos crescendo, pois a cidade boliviana está desabastecida com produtos brasileiros e há rumores de fechamento do porto boliviano de Guayaramerín, cidade que faz fronteira com Guajará-Mirim com a intenção de prejudicar a fluxo de passageiros como protesto. Em pronunciamento o Parlamentar Geraldo da Rondônia disse: “A situação está crítica, além do impacto econômico e social agora até os nossos estudantes correm o risco de não poderem atravessar a fronteira para estudar, pois há muitos estudantes brasileiros na região.”


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo