Política

Rondônia 26/10/2018 10:37 G1

Candidatos ao governo de RO no 2° turno se confrontam em debate na Rede Amazônica

Coronel Marcos Rocha (PSL) e Expedito Junior (PSDB) discutiram propostas ao vivo durante uma hora e meia. Emprego, segurança e agronegócio foram alguns dos temas.

O debate da TV Rondônia entre os candidatos ao governo de Rondônia, Marcos Rocha(PSL) e Expedito Junior(PSDB), realizado na noite dessa quinta-feira(25), pela TV Rondônia, pode ser considerado como um embate onde os ataques pessoais foram a marca principal.

A mediação do encontro foi feita pelo jornalista Wilson Kirsche, da RPC, afiliada Rede Globo.  O debate foi dividido em 4 blocos, sendo o 1º e 3º blocos com perguntas de tema livre; já nos 2º e 4º blocos os temas foram sorteados ao vivo.

Como já tem feito no horário eleitoral de rádio e televisão, Expedito Junior aproveitou diversas oportunidades para tentar associar o adversário aos governos passados, ressaltando supostos processos judiciais contra o candidato do PSL nos Tribunais de Justiça e de Contas. “Você é diz que é ficha limpa, mas responde a processos por envolvimento com a corrupção”, afirmou o ex-senador.

Marcos Rocha, por sua vez, afirmou que não responde a processos e rebateu que as declarações do tucano não procediam e que eram oportunistas. Ele também afirmou que o tucano foi cassado durante o mandato de senador e que ficou inelegível durante 8 anos. “O senhor não tem moral para combater a corrupção e nem os corruptos, pois já foi cassado e condenado”, rebateu.

Nos últimos blocos, os ânimos se acalmaram um pouco e os candidatos apresentaram algumas propostas. Para a segurança pública, Marcos Rocha defendeu fortalecer as policias civil e militar e mais recursos para investigar, além da modernização e construção de novas delegacias.

Expedito, por sua vez, defendeu atuar junto ao Governo Federal para aprovar leis que endureçam as penas contra pessoas condenadas e que proíbam as saídas temporárias, além de estimular o policiamento ostensivo. Ele também prometeu fortalecer o ensino técnico, para aumentar as oportunidades de jovens carentes.

Outros projetos ressaltados pelos candidatos dizem respeito à saúde e educação. “Vamos fortalecer o atendimento no interior construindo novos hospitais regionais, e já garantimos recursos para a construção do novo hospital João Paulo II”, declarou.

Marcos Rocha destacou sua proposta de ampliar o sistema de saúde. Garantiu a construção de novos hospitais e a capacitação e contratação de profissionais. “Vamos priorizar a saúde para garantir um atendimento digno ao cidadão”, afirmou.

Em suas considerações finais, Marcos Rocha afirmou que é o único candidato da mudança verdadeira. “Somos o candidato da mudança e estamos com Jair Bolsonaro. Juntos vamos mudar o nosso estado”. Marcos Rocha disse que as “eleições nacionais já se encerraram”, indicando a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), e que ele será o “governador de todos os rondonienses”.

O candidato do PSDB, Expedito Junior, disse que Marcos Rocha não tem capacidade para governar Rondônia. Ele voltou a citar o que já vem afirmando durante toda a campanha, que ele está preparado para governar o estado. “Sou ficha limpa, e o TRE comprovou isso aprovando minha campanha”, finalizou o tucano.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo