Regional

28/03/2018 10:44

Semana do Dia Mundial da Água é lembrada com ações socioambientais em Ariquemes

A Semana do Dia Mundial da Água - 22 de março, foi marcada por uma série de atividades sociais e educativas em Ariquemes. O cronograma contou a ação das Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente que, somando forças com a Águas de Ariquemes e outros parceiros realizou o plantio de 300 mudas de resedá (planta típica da região norte), na avenida Hugo Frey.

 

A concessionária também realizou palestras e visitas monitoradas à Estação de Tratamento de Água (ETA). As atividades beneficiaram mais de 700 alunos de escolas municipais da rede pública de ensino e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Gestão Ambiental da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (Faema), com objetivo de promover a conscientização dos munícipes para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

 

Entre os dias 19 a 23 de março, a Águas de Ariquemes por meio do Programa Portas Abertas, também recebeu visitas técnicas de alunos da Escola Estadual Carmem Ione, e adolescentes que fazem parte Projeto Bombeiro Mirim e Guaram Mirim para conhecerem a Estação de Tratamento de Água (ETA). Durante estes dias, as atividades foram conduzidas pelo químico responsável pelos sistemas de tratamento de água, Cleriston dos Santos, que apresentou aos presentes as etapas que compõe o tratamento da água até ser distribuída para as residências. Ainda, conheceram o laboratório de análise técnicas da concessionária, que segue rígidos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

 

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Ariquemes, capitão Cliviton Rodrigo Carvalho, parabenizou a concessionária pelas ações realizadas na semana do Dia Mundial da Água e ressaltou a importância deste dia na educação das crianças e adolescentes. “Sustentabilidade ambiental faz parte dos valores que são ensinados aos bombeiros mirins, durante as aulas frisamos a responsabilidade que cada cidadão tem com o meio ambiente. E nesta visita ficou bem claro a importância do consumo de água tratada para saúde e desenvolvimento do município”, contou.

 

De acordo com a orientadora educacional da Escola Estadual Carmem Ione, Ângela Nunes, a visita na Estação de Tratamento vem para contribuir com a aprendizagem de educação ambiental dos alunos. “Para nós professores é gratificante vê-los interessado no tema, fazendo perguntas para entender as fases do tratamento, e porque devem economizar água. Aprenderam muito hoje, agradecemos a concessionária”, ressaltou. 

 

O analista de programas socioambientais da Águas de Ariquemes, Diecson Prado, como parte das atividades, realizou ainda, palestras educativas sobre consumo consciente da água tratada, a importância do saneamento básico e preservação ambiental para os alunos da Escola Eva dos Santos e Creche Criança Feliz. “Um dos pilares da Águas de Ariquemes é promover a sustentabilidade ambiental, estamos empenhados em realizar atividades e ações de educação ambiental, visando sensibilizar a população para a importância da preservação dos recursos naturais e preservação dos nossos mananciais, contribuindo para o desenvolvimento do município”, contou Prado.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo