Regional

SOLTURA DE FILHOTES DE TRACAJÁS E TARTARUGAS 14/12/2018 13:16 ASSESSORIA

PARQUE ESTADUAL CORUMBIARA E SEDAM REALIZAM SOLTURA DE FILHOTES DE TRACAJÁS E TARTARUGAS DA AMAZÔNIA

O Parque Estadual Corumbiara e SEDAM realizou nesta quarta-feira dia (12/12)  a soltura de aproximadamente 200.000 espécies de tracajás e tartarugas da Amazônia no rio Guaporé.  Estas espécies representam 82% dos ovos de quelônios que foram resgatados em ações de monitoramento e coleta ao longo do período de desova no ano de 2018.

Em 2018, a coleta de quelônios por consequência da situação atípica de excesso de chuva antecipada, ocasionou a cheia no rio Guaporé, fazendo que muitos quelônios não pudessem serem coletados. Mesmo assim as ações de coleta ainda obtiveram êxito e atenderam as expectativas deste ano.

A soltura contou com a participação de autoridades civis e militares da Bolívia, moradores da comunidade Laranjeiras, agentes ambientais voluntários e membros da Polícia Militar Ambiental, contando com o apoio financeiro do ARPA – Programa de Áreas Protegidas da Amazônia/MMA.

De acordo com o gerente da unidade de conservação, Raimundo Dimas Lima “A participação das comunidades ribeirinhas do local na ação de monitoramento, coleta e  soltura dos quelônios demonstra que as ações de sensibilização e de educação ambiental realizadas promovem a preservação da espécies. Ações que vem sendo desenvolvidas ano Parque Estadual Corumbiara a sete anos, promovendo o aumento das espécies na unidade de conservação e entorno, nesta região do Rio Guaporé”.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo