Rondônia

Rondônia 24/10/2018 16:30 G1

Pavimentação asfáltica de avenida é concluída após quatro anos em Ariquemes

Orçada em R$ 11 milhões, obras na Avenida Candeias iniciaram em 2014, paralisaram diversas vezes, mas foi retomada em 2017 depois de licitação. Via liga vários bairros ao centro da cidade.

As obras de pavimentação asfáltica da Avenida Candeias foram concluídas nesta semana em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O trecho concluído interliga a via às avenidas Jaru, Machadinho e Hugo Frey, que dão acesso aos bairros próximos e a BR-364.

Iniciada em 2014, a obra passou por diversas paralisações e em outubro de 2017, a administração atual da prefeitura fez ajustes no projeto e anunciou que o serviço seria retomado por uma empresa privada, que havia vencido uma licitação. O custo da obra está orçado em R$ 11 milhões.

Fluxo de veículos no local antes das obras acontecia de forma precária — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Ver a avenida asfaltada era um desejo antigo de comerciantes e vários moradores, que precisavam dar a volta por outras ruas para conseguirem chegar no centro da cidade. Um córrego passa pelo local e foi preciso fazer um aterro e colocar manilhas para iniciar o asfaltamento da via.

Por muito tempo, os moradores reclamavam pelo esquecimento do Poder Público com a Avenida Candeias, onde eles enfrentavam a lama no período chuvoso e a poeira na época da seca, além da falta de iluminação.

Obras inciaram em 2014, mas foram paralisadas por diversas vezes e retomadas em 2017 — Foto: Jeferson Carlos/G1

“A situação antes era complicada, meus filhos tinham que dar a volta no bairro para irem pra escola, por que não tinha como passar ali. Agora, vai melhorar muito a vida da gente que mora próximo e para todo mundo que precisa passar pela avenida”, disse a dona de casa Ana da Silva.

Em abril deste ano, os moradores da localidade reclamaram que as obras estavam paralisadas desde dezembro de 2017. Mas a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semos) havia informado que os serviços só pararam por contra do período de chuvas e que reiniciariam em maio.

Imagem de agosto deste ano mostrava o andamento da pavimentação asfática na via  — Foto: Jeferson Carlos/G1

Em agosto, os moradores temiam que as obras de pavimentação asfáltica não fossem concluídas até o próximo mês de novembro, que é quando se inicia o período chuvoso. A preocupação se dava em conta de mais uma possível paralisação dos serviços.

Durante entrevista à Rede Amazônica Ariquemes, o prefeito Thiago Flores (PSL) disse que o prazo de entrega da obra firmado com a empresa responsável era para 18 de outubro, mas que poderia se estender até o mês de novembro.

Com mais de 3 quilômetros de extensão, a Avenida Candeias interliga vários bairros ao centro do município — Foto: Jeferson Carlos/G1

"Estamos todos muito empenhados para que essa obra seja concluída logo. A empresa garante que consegue entregar toda a obra com drenagem, pavimentação, meios-fios, calçadas, além da sinalização vertical e horizontal até novembro deste ano”, disse o prefeito na época.

Com mais de três quilômetros de extensão, a Avenida Candeias é a principal via de acesso dos setores ao centro do município. Com o asfalto e as calçadas, os moradores comentam que a qualidade de vida passará a ser melhor.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo