Saúde

Ariquemes 12/12/2017 21:06 DIRCOM

PACIENTE DE ARIQUEMES É TRANSPORTADO PELO “ AEROMÉDICO” PARA A CAPITAL

O adolescente de 14 anos que sofreu uma tentativa de assassinato na manhã desta terça- feira, no bairro São Luiz, em Ariquemes, foi transportado via “AeroMédico” por volta das 16hs para a capital.
De acordo com Mauro Lopes, médico clínico- geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –SAMU, que estabilizou o paciente, o adolescente apresentava lesões graves na cabeça, provocadas, aparentemente, por arma branca, tipo faca. O que tornou o quadro clínico complexo rapidamente.

“O atendimento (transporte via aérea) prestado para esse paciente em questão foi fundamental. Ele teve muita perda de sangue, o que o levou a quase um quadro de choque. Nós o estabilizamos e, no hospital regional, o paciente passou pelo cirurgião, mas como ele apresentou rebaixamento de nível de consciência e precisava de tomografia e avaliação neurológica, nós o encaminhamos para capital”
O “ AeroMédico” voltou a funcionar no município em março deste ano. É um serviço prestado através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Ariquemes e Governo do Estado de Rondônia, que viabiliza a transferência de pacientes em estado grave e indicados clinicamente, para Porto Velho.
Ainda nesta terça-feira, no mesmo momento do atendimento ao adolescente, uma mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, com quadro grave de infarto e também precisou ser encaminhada para a capital, na UTI móvel do Hospital Municipal. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Smaha, mesmo com a crescente demanda e os atendimentos a pacientes de toda a Região do Vale do Jamari, de janeiro a dezembro deste ano o número encaminhamentos para a capital teve redução de mais de 70%. “ Nós tínhamos uma média de cento e cinquenta pacientes por mês, colocados na BR para serem transportados para Porto Velho. Através da otimização do serviço local e melhorias estruturais, com aquisição de equipamentos, aumento de equipe e melhores condições de trabalho, foi possível reduzir esse número para, aproximadamente, quarenta transportes mensais.”
Ainda de acordo com Smaha, recentemente o “Aeromédico” foi credenciado pelo Ministério da Saúde e passará a receber recursos que possibilitarão a ampliação do serviço para os pacientes da Região do vale do Jamari, atendidos no município de Ariquemes.


705x90
340x90
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo