Saúde

31/05/2018 10:38

Secretário de Saúde de Alto Paraíso envia nota de esclarecimento sobre matéria divulgada em meio de comunicação

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Alto Paraíso/RO vem a público informar que, conforme Nota divulgada no site Alerta Rondônia, a qual afirma que o prédio da Divisão de Endemias no Município de Alto Paraíso encontra-se em “estado mais do que precário”, temos a relatar que, o Município foi emancipado no ano de 1992, e nesse mandato, o qual tem-se um período de um ano e cinco meses, obra que nunca havia sido feita anteriormente, estará sendo realizada, pois já promovemos o levantamento de toda a situação no local, adotando as providências cabíveis, dentre as quais, promovemos a abertura do processo administrativo nº 1-296/2018, que objetiva a reforma e ampliação do prédio da Divisão de Endemias, onde o prédio hoje tem a medida de 87,54 m² e, após a obra de reforma e ampliação ficará com 148,33 m². Todas as informações sobre a obra, encontra-se no referido processo administrativo que está em fase de licitação.

Seguem abaixo, fotos da fachada do prédio, de como ficará após a conclusão da obra.

 

 

Sobre o outro ponto mencionado, no que tange “aos mais de cem casos de malária nesse ano”, temos a relatar que essa informação está equivocada, pois conforme dados oficiais do SIVEP MALÁRIA, no qual temos a demonstração do período concernente a 01/01/2018 a 23/04/2018, que apresenta o quadro de Lâminas positivas em número de 15 casos, conforme se verifica abaixo.

De acordo com o Sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue, no ano de 2018, consta os dados abaixo, conforme pode ser verificado.

 

Em visita na data do dia 11 de abril de 2018, na pessoa da Técnica Etelvina Tarjana P. Bezerra, da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, foi esclarecido aos profissionais da Divisão de Endemias e outros Servidores da Saúde deste Município, várias dúvidas sobre a estrutura física operacional do prédio de endemias, em que a profissional deixou claro que, o Secretário Municipal deve retirar o laboratório de diagnóstico de malária do prédio de Endemias e instalar em uma Unidade Básica de Saúde para melhor conformidade da população assistida. Na ocasião encontrava-se presente a Coordenadora de Atenção Básica e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Ainda sobre a informação divulgada que “veículos estão parados há mais de um ano”, mencionamos que há veículos que ainda não foram cedidos ao Município, não havendo documentos de doação até o momento, fato este em que todos são sabedores na Divisão de Endemias e que prejudica o investimento por parte do Município, nos mesmos. Em tempo, lembramos que, há várias motocicletas em perfeito estado de conservação e em uso. Ademais, há outros veículos que são de propriedade do Município e que atendem ao Setor, que terão a manutenção efetuada brevemente, tendo em vista que o processo para aquisição de peças já encontra-se em fase de empenho.

Oportunamente, relatamos também a construção de 01 (um) prédio onde funcionará a lavanderia do Hospital de Pequeno Porte – HPP Osvaldo Cruz, obra que será iniciada com brevidade, para melhor atender a questão de saúde, higiene, segurança e limpeza. Será ainda construído um prédio para funcionamento do laboratório de análises clínicas, anexo ao HPP.

Ademais, laboramos diuturnamente para angariar recursos ao Município, através de Emendas Parlamentares, com vista à melhoria da Saúde Pública, em que podemos citar a aquisição de equipamentos e veículos que brevemente estarão sendo adquiridos.

Lamentamos sinceramente se a Divisão de Endemias do Município está se sentindo “abandonada”, pois sempre primamos por compartilhar as ações e respeitamos muito o conhecimento dos profissionais lotados no Setor, os quais tem dispensado grande contribuição não somente para Alto Paraíso, mas também para outros Municípios aos quais já prestaram seus valiosos serviços em prol da saúde pública.

Frisamos mais uma vez nossa admiração e respeito pelos servidores que atuam na Divisão de Endemias que, um de nossos primeiros atos na atual Gestão, fora promover meios de proporcionar infraestrutura adequada ao trabalho dos mesmos. Somos parceiros e estamos sempre à disposição para desenvolver um trabalho em conjunto em prol da população de Alto Paraíso.

Lamentavelmente não conseguimos realizar em tão curto espaço de tempo, obras de infraestrutura que não foram realizadas por décadas, mas buscaremos incansavelmente meios de proporcionar a servidores e aos cidadãos, o mais digno acesso aos serviços em saúde.

Respeitosamente.

 

Pedro Humberto Ferreira

Secretário Municipal de Saúde

Alto Paraíso/RO

 


Sulenorte530f5faaa10d5 26904052 1401088410020007 3468956295198393236 n 19944622 1768075189889160 2633147811106186329 o
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo