Saúde

Ariquemes 19/11/2018 10:38 Assessoria

Mais de 300 pacientes são atendidos em mutirão oftalmológico que inaugurou o consultório da rede municipal de saúde em Ariquemes

Seu José Maria de Sousa, de 59 anos, foi um dos primeiros a ser atendido no consultório oftalmológico municipal, em Ariquemes. Ele conta que há cerca de um ano e meio aguardava o atendimento na capital e ficou surpreso com a boa notícia de que agora faria todos os exames pré-operatórios aqui mesmo, na cidade onde mora. “Eu sou cego do olho direito e estou aqui para saber se vai precisar operar ou não [...] é melhor fazer os exames aqui do que lá (Porto Velho), porque pelo menos aqui eu não gasto nada, né?!” Analisou, José Maria.
Ele e mais de trezentos outros pacientes previamente agendados receberão, ao longo da semana, atendimentos feitos por uma equipe de especialistas formada através de uma parceria entre o Instituto da Visão (IPEPO), de São Paulo; Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo (USP) e Centro Universitário São Lucas (RO), com a Prefeitura de Ariquemes. “Essa ideia nasceu para tentar diminuir a fila de cirurgias de catarata e cirurgias de pterígio. Além disso, esta semana vêm dois profissionais da Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP) para fazer a avaliação de crianças, principalmente para ver casos de estrabismo, que é o olho torto” explicou Eric Andrade, representante do IPEPO-SP e coordenador da equipe.
Os trabalhos inauguraram o consultório público. Equipado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) está instalado no Centro de Especialidades Médicas e possui equipamentos como refratômetro, lâmpada de fenda e aparelho de fotocoagulação, todos adquiridos com emenda parlamentar conjunta no valor aproximado de R$ 300 mil reais, destinados pelos Deputados Estaduais Alex Redano (PRB), Adelino Follador (DEM), Saulo Moreira (PDT), Geraldo da Rondônia(PSC) e Maurão de Carvalho (MDB). Com este investimento, Ariquemes torna-se o primeiro município do interior do Estado de Rondônia a oferecer tratamento oftalmológico gratuito, pelo Sistema único de Saúde.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo