Saúde

Machadinho do oeste 04/04/2019 20:14 Da assessoria

A 3ª Conferência Municipal de Saúde está acontecendo em Machadinho d>Oeste

A 3ª Conferência Municipal de Saúde está acontecendo em Machadinho d’Oeste nestes dias 04 e 05 de Abril no auditório do Centro Cultural, esta é a primeira fase da 16° Conferência Nacional de Saúde.

O prefeito municipal esteve participando da conferência nacional de saúde, que teve início hoje dia 04/04 e irá até sexta-feira dia 05/04. Durante o evento com diversos profissionais de saúde, conselho municipal de saúde e Usuarios do Sistema Unico de Saúde (SUS), este, trata-se de um evento de extrema importância para a re-estruturação do SUS, daqui saíram propostas Municipais e serão levadas propostas para as fases Estadual e Nacional, é o SUS sendo planejado pelo povo e para o povo. Na oportunidade o prefeito lembrou os avanços na saúde de Machadinho nos últimos dois anos, e salientou os níveis de desafios enfrentados pela a atual gestão.
De acordo Leomar Patrício, a administração municipal investe mais de 25% do orçamento na saúde pública, com isso vem melhorando o pronto atendimento, e contratando mais profissionais que possibilitam melhor atendimento tanto nos postos de saúde como no hospital municipal.
A 1ª fase da 16ª Conferência Nacional de Saúde está sendo realizada no Centro Cultural, em Machadinho, das 09:00 as 18:00. Nessa primeira fase serão discutidas propostas de âmbito estadual e nacional e municipal.
Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes. O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários. Metade das cadeiras é destinada a usuários do SUS, 25% para trabalhadores, 12,5% para gestores e 12,5% para prestadores de serviço.
O Prefeito Leomar falou sobre o evento nessa matéria social abaixo.
Veja o vídeo na integra.

 

 

 


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo