Saúde

Brasil 03/07/2019 09:29 Da assessoria

App para diabéticos facilita a vida a quem vive com a doença

Estima-se que em 2035 mais de quinhentas milhões de pessoas sofrerão com a diabetes. Isso faria com que nessa época essa doença se tornasse a sétima mais letal do mundo.

Além de causas genéticas, a diabetes ainda é causada por hábitos de vida ruins. Sedentarismo, alimentação pobre e obesidade são três fatores de risco que andam sempre juntos e estão no cerne do problema.

Diversos estudos estão sendo conduzidos com a intenção de amenizar as consequências da doença para os pacientes. A própria forma de medição dos níveis de glicose no sangue, cada vez mais moderna, é uma forma de facilitar o convívio com um problema que é para sempre.

Já existem, inclusive, aplicativos para smartphones que ajudam os diabéticos a controlar o seu dia a dia. Um app super famoso e que com críticas positivas é o Spike.

Spike: uma revolução no cuidado com a diabetes

O Spike está disponível para sistemas iOS. Isso não facilita o acesso a todas as pessoas, o que é uma pena. Aqueles que puderem fazer o download do app, no entanto, poderão se beneficiar em muitos sentidos.

Em primeiro lugar vamos aos detalhes estéticos. Esse app possui um sistema de personalização bastante interessante. Você pode mudar o tamanho, as fontes e as cores de tudo que se encontra no aplicativo. Para quem precisa analisar suas informações diariamente, quanto mais fácil esse processo for, melhor.

Todas essas informações são evidenciadas logo na tela inicial. Isso facilita, pois você não precisa ficar catando seus dados de página em página.

Caso queira algo ainda mais personalizado, o Spike cuida disso, já que você pode ouvir as leituras dos seus dados em vez de lê-las. Pessoas com algum grau de deficiência visual também podem usar o app.

Quem sofre com a diabetes precisa ter uma rotina muito regrada. Não só em termos de alimentação, mas também de atividades físicas e de medição dos níveis de glicose. 

O Spike compila em um só lugar todas as suas tarefas relacionadas à diabetes. Ele vai lhe avisar a hora certa de praticar exercícios, bem como a hora certa de se alimentar ou de levar a picada para ver sua glicose.

Acompanhe o estado dos familiares e dos amigos diabéticos

Outra função muito legal do app é permitir que você acompanhe o estado de saúde dos seus amigos e dos familiares que também convivem com a doença. O chamado “Modo Seguidor” só funciona se as outras pessoas também possuírem o aplicativo.

Essa funcionalidade também está presente no Apple Watch. Isso mesmo: você pode conectar o Spike a um relógio da Apple. Assim é possível ter acesso a todas as informações importantes sem precisar de muito esforço.

Outros apps para diabéticos

Infelizmente o grande ponto negativo do Spike é estar disponível apenas para sistemas iOS, ou seja: dispositivos da Apple. Quem não pode pagar por esses aparelhos, sejam eles o Apple Watch, um iPad ou iPhone, o que resta é buscar alternativas.

Nesse sentido, a boa notícia é que há muitos outros aplicativos disponíveis gratuitamente para Android. Um deles é o Diabetes: M. Ele é simples e intuitivo, o que permite fácil e rápida interação com o usuário.

Assim como ocorre com o Spike, aqui você insere os dados das suas medições. Dá para acrescentar informações extras, como informações alimentares, o que é essencial, bem como dados das suas noites de sono. A partir de uma análise do input recebido, o app lhe fornece estatísticas, gráficos e recomendações.

Já o BG Monitor Diabetes, também gratuitamente disponível em sistemas Android, garante que você tenha acesso a todo o seu histórico médico. Ele também lhe indica a quantidade de insulina que você precisa, baseando-se em todas as informações que você lhe forneceu.

O Mysugr Diabetes Logbook é um pouco mais específico. Ele permite que você especifique se tem a diabetes tipo 1 ou a diabetes tipo 2. Além disso, faz tudo aquilo que as outras fazem, como registrar os níveis de açúcar no sangue.

Esses apps valem a pena?

Os apps para diabéticos nada mais são do que formas de registrar informações. Eles não substituem nada que os tratamentos tradicionais de controle da doença possibilitam. Portanto faça o download do que preferir, mas sempre com a consciência de que ele será apenas um suporte.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo