Buraco no pátio do aeroporto é tapado, mas voos da Azul continuam sendo transferidos
Apesar do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) ter concluído o trabalho de recuperação de um buraco aberto no pátio do Aeroporto Capital do Café em Cacoal (RO), o voo desta terça-feira (13) da Azul foi novamente remanejado para Ji-Paraná (RO). A empresa é a única companhia aérea que opera no município. De acordo com a equipe local da Azul, um técnico da própria empresa terá que avaliar a obra para então liberar os pousos e decolagens.
Durante a manhã desta terça-feira, 90 passageiros fizeram o check-in em Cacoal e em seguida embarcaram em um ônibus até o aeroporto de Ji-Paraná, onde pegariam voos durante a tarde.
A dona de casa Cicera Amorim, de 37 anos, foi uma dessas passageiras que viajou por 100 quilômetros para trocar de aeroporto. Acompanhada do filho, a mulher viajará para São Paulo, onde o garoto passará por um tratamento de saúde.
“Para mim tudo isso é um transtorno. Primeiro por ter que adiantar o horário da viagem, mas principalmente pelo fato de ter que fazer o trajeto de Cacoal a Ji-Paraná de ônibus, tendo em vista que comprei a passagem de avião, justamente para facilitar e dar mais conforto ao meu filho que é cadeirante”, reclamou a mulher.
Entenda o caso
O aeroporto de Cacoal interrompeu os trabalhos de embarque e desembarque desde a sexta-feira (9), após um fissura ter se formado no pátio do aeroporto e uma aeronave da Azul ter pane elétrica. Por causa disso, a roda da aeronave ficou presa dentro do buraco formado no asfalto.
A equipe do DER trabalhou durante todo o final de semana, finalizando a recuperação na segunda-feira (12), já que o problema se agravou depois de um avião ter ficado por aproximadamente 20 horas sobre a fissura, aguardando ser rebocado.
“Nossa equipe concluiu o trabalho na noite de segunda-feira e já liberamos a pista, porém por questões operacionais a Azul ainda não voltou a utilizar o aeroporto. Como tínhamos mais um dia sem voos e as máquinas do DER já estavam no aeroporto, resolvemos dar manutenção preventiva no asfalto, nada que comprometa o funcionamento”, explicou o coordenador de infraestrutura aeroportuária do DER, Humberto Fayal.
A equipe local da Azul não soube informar quando os voos voltarão a funcionar em Cacoal, pois precisam aguardar um técnico da companhia aérea vistoriar o trabalho realizado no aeroporto, para só então liberar o tráfego de voos no local.
As pessoas que tiverem dúvidas quanto aos voos podem ligar no call center da Azul, no 0800 887 1118 ou 0800 4003 1118.