Últimas Notícias

Rondônia 12/07/2018 10:30 G1

Campanha de vacinação contra o sarampo e poliomelite é iniciada em Ariquemes

Município possui 6.218 crianças no grupo prioritário e a meta é vacinar 95% deste total. Pessoas com até 49 anos podem ir às UBS>s com cartão de vacina para verificar se precisam ser vacinados.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomelite iniciou nesta quarta-feira (11) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), a expectativa é vacinar mais de seis mil crianças pertencentes a faixa prioritária da campanha.

A vacinação é desenvolvida pelo Ministério da Saúde e acontece a cada cinco anos. Geralmente, as vacinas começam a ser aplicadas em agosto, mas foi antecipada no município por conta do surto de sarampo registrado no Amazonas e em Roraima, e aos dois casos registrados em Rondônia após cerca de 20 anos.

Segundo a Semsau, tanto a vacina do sarampo trata-se da tríplice viral, que também protege contra a caxumba e a rubéola, quanto a da poliomelite, que é a vacina da gotinha, são prioritárias às crianças entre um ano até as de quatro anos, 11 meses e 29 dias.

A gerente de vigilância de saúde de Ariquemes, Andria Gaspar, explicou que a tríplice viral pode ser administrada até os 49 anos e informou que os moradores compareçam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o cartão de vacina para verificar se será necessário receber a imunização.

“Se a pessoa não tem o comprovante no cartão, ela será revacinada. Se as pessoas com até 29 anos possuir dois comprovantes da vacina no cartão, não precisará tomar, e as de 30 a 49 anos, se tiver pelo menos um comprovante da vacina no cartão, também não precisa tomar a vacina. Neste dois casos não são campanha, mas sim vacina de rotina”, detalhou.

A gerente de vigilância em saúde divulgou que Ariquemes possui 6.218 crianças de um ano a menos de cinco anos e para esta faixa etária a vacinação é obrigatória independente se possui ou não o comprovante. A meta é vacinar 95% deste público alvo.

“Mesmo que a criança tenha dois anos e já foi vacinada uma vez, não importa, para a campanha ela terá que tomar tanto a da poliomelite quanto a do sarampo, independente do histórico. Agora, acima dessa faixa etária, a gente vai avaliar se o cartão está em dia ou não para ver se é necessário receber a vacina”, disse Andria.

As vacinas estarão disponiveis nas 11 UBS's de Ariquemes e os moradores podem procuras o posto mais próximo de casa. O horário de atendimento de segunda-feira a quinta-feira é das 7h às 12h e das 14h às 17h. Nas sextas-feiras, os postos atendem das 7h às 12h.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo