Últimas Notícias

Rondônia 03/11/2018 10:22 G1

Psiquiatra acredita que homem que esfaqueou 11 pessoas em RO teve surto psicótico

Edinei Ribeiro esfaqueou 11 pessoas na manhã de quinta-feira (1) na Zona Leste de Porto Velho. Homem tentou atacar policiais com dois facões e foi morto a tiros.

Um dia após Edinei Ribeiro, de 49 anos, ter esfaqueado 11 pessoas, matando uma delas, em bairros da Zona Leste de Porto Velho, a polícia, as vítimas e testemunhas ainda tentam entender o que levou o homem a cometer os crimes. O psiquiatra Robson Cardoso Machado Yaluzam fez uma análise do agressor e acredita que os ataques foram motivados por um surto psicótico.

"Tudo leva a crer que ele teve um surto psicótico e a partir dessa ação delirante ele passou a ter uma atitude agressiva, acreditando que aquilo que ele estava imaginando era real. O que motivou ele pode ter sido algum delírio, provavelmente de perseguição", diz Robson Cardoso.

As primeiras vítimas de Edinei foram Marta Rodrigues e o marido Márcio Dias, que estavam em casa no bairro Renascer. O filho da mulher, de oito anos, foi esfaqueado pouco depois em uma rua próxima a casa, quando ele voltava da escola. Segundo familiares e testemunhas, Edinei era conhecido da família.

Para o psiquiatra, o fato de os primeiros atingidos serem próximos do agressor pode ter uma ligação com o possível delírio que levou o homem a cometer os crimes.

"Normalmente se procura pessoas de referência e dentro dessa referência ele deve ter criado alguma história fantasiosa. Quando a pessoa tem esse delírio de perseguição, ele acha que pessoas próximas a ele tenham a ver com seu delírio. Qual o delírio que tinha com a vítima não dá para saber", explica o médico.

Edinei Ribeiro é suspeito de ter esfaqueado 11 pessoas na tarde desta quinta-feira (1º) — Foto: Reprodução/Facebook

Robson Cardoso também explica que apesar do surto ser um caso agudo, as ideias que podem ter levado Edinei a esfaquear as pessoas devem ter sido alimentadas por algum tempo.

"O surto acontece de forma aguda mas os pensamentos eles já existem há algum tempo. A pessoa já reflete de forma irreal, acredita que aquilo é real e em determinado momento ele passa a ter uma ação. Ele vai alimentando essa ideia dentro dele, vai imaginando uma fantasia e planejando uma ação. Pode acontecer com pessoa de qualquer faixa etária mas a tendência é maior com pessoas que sem mantém isoladas, não tem muito convívio social, é muito agitado, agressivo. Tem também causas orgânicas, um tumor cerebral, doenças metabólicas ou o uso de substâncias", conclui. 

O ataque

Edinei Ribeiro esfaqueou 11 pessoas com um facão na quinta-feira (1°), na Zona Leste de Porto Velho. Entre os esfaqueados no ataque estão uma criança de 8 anos e a mãe dela. A mulher de 28 anos morreu logo após ser socorrida. O suspeito do ataque também morreu depois de ser baleado com seis tiros por policiais.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo