Últimas Notícias

Rondônia 11/01/2019 00:01 G1

Prefeitura diz que vai limpar bueiros para evitar novos alagamentos em Porto Velho

Na quarta-feira (9), passageiros de ônibus precisaram ser resgatados por canoa. Capital registrou cerca de 25% de toda a chuva prevista para janeiro.

Após os transtornos causados pela chuva intensa na última quarta-feira (9), a prefeitura de Porto Velho afirmou que tomará medidas para evitar que novos alagamentos aconteçam na capital. Após chover quase 25% do previsto para o mês, vários pontos da cidade registraram alagamento, causando transtorno entre motoristas e passageiros do transporte público.

Dentre as medidas propostas pela prefeitura, estão a limpeza dos canais, a desobstrução de bueiros e ampliação do número de galerias na cidade pela Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop).

Segundo a prefeitura, várias frentes de trabalho estão sendo realizadas para evitar que novos alagamentos aconteçam, mas a Suop afirma que, por causa da elevação do nível do rio Madeira, o volume de água nos canais e igarapés também se elevou, impedindo, assim, o escoamento da água pluvial.

Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos (Semisb) apontou, como possível causa do evento, o descarte inadequado de eletrodomésticos, móveis e o lixo jogado nas ruas que podem ter impedido o curso da água, causando alagações.

Assim, a prefeitura também lembrou que a colaboração da população é fundamental para manter a cidade limpa.

Além de motoristas e passageiros de ônibus que chegaram a ser resgatados por uma canoa, a prefeitura informou que um casal de idosos, de 82 e 84 anos, moradores da Zona Leste da capital, pediu ajuda ao Corpo de Bombeiros. Eles foram levados para casa de parentes.

Além das secretarias, a Defesa Civil Municipal informou que prestará apoio a quem se sentir atingido pelos efeitos das fortes chuvas, comuns nessa época do ano.

Conforme dados do Sistema de proteção da Amazônia (Sipam), até às 11h do dia 9 choveu o equivalente a 92 mm de água, cerca de 25% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.


Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo