Ações de vacinação contra a covid-19 têm refletido na redução de casos da doença; medidas de prevenção devem ser mantidas

Rondônia registrou domingo (18) apenas um óbito por covid-19 no município de Ariquemes. Nas últimas 24 horas, segundo o Centro de Informação e Vigilância em Saúde (Cievs) da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), foi constatada também a menor quantidade de casos ativos em comparação com o primeiro pico da pandemia registrado entre os meses de março e abril do ano passado.

Os dias com maior registro de casos foram 22 de julho de 2020, com 2.302 casos, e 16 de março de 2021 com 1.960 registros em um dia. Nesse último domingo foram confirmados somente 70 casos novos de covid-19 no Estado.

O coordenador do Cievs, Kerry Alesson, explicou que a redução da taxa média de óbitos, equivalente à do mesmo período entre março e junho de 2020 quando o “cenário era muito desafiador”, mas com poucas mortes, é resultado principalmente da campanha de vacinação. Rondônia já superou a marca de mais de 1 milhão de vacinas recebidas e, de acordo com Alesson, mais de 800 mil pessoas (819.641) já foram vacinadas, com a aplicação da 1ª dose (618.953 pessoas).

Os números são otimistas, ressalta o coordenador, ao fazer um apelo aos gestores municipais para que acelerem as campanhas de vacinação e a vigilância dos casos ativos para evitar o agravamento dos sintomas em pessoas infectadas e as complicações que as vezes levam à internação hospitalar.

Também é importante que cada cidadão mantenha as medidas de prevenção como uso de máscara e álcool em gel 70%, além de outras medidas importantes para evitar o contágio. São ações que estão sendo desenvolvidas e orientadas pelo Governo de Rondônia para que a população possa ser protegida contra o vírus.

A manutenção da vigilância ativa de casos na Capital e municípios do interior é também uma forma de se manter a transparência e qualidade das informações diárias sobre a pandemia.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários