22.3 C
Ariquemes
domingo, janeiro 24, 2021
Início Geral Benefícios da pintura para a mente

Benefícios da pintura para a mente

Benefícios da pintura para a mente

Você já parou para pensar o quanto uma tinta acrílica e um pincel podem ser benéfico para o nosso cotidiano? Isso mesmo, além de confeccionar artes incríveis, são verdadeiros aliados para ocupar a mente.

A saúde da mente

Não é nada incomum nos sentirmos saturados, desanimados e com mais uma porção de sentimentos depreciativos. As situações sairem fora do controle e a incerteza do futuro podem ser os verdadeiros motivos para mente não funcionar como deveria, mas será mesmo que uma tela de pintura pode ajudar com a saúde mental.

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS)  mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, como ansiedade e depressão. O levantamento feito pela Vittude, plataforma online voltada para a saúde mental, aponta que 37% das pessoas estão com stress extremamente severo, enquanto 59% se encontram em estado severo de depressão.

Vantagens da pintura para a saúde mental

Muitos psicoterapeutas têm demonstrado os efeitos benéficos da arte para ajudar os seu pacientes com queixas psicológicas, já que a arte em todas as suas vertentes libertam a subjetividade do indivíduo.

  • Você se sente mais confiante;
  • Tomada de iniciativas;
  • Favorece a concentração;
  • Libera emoções indiretamente;
  • Criação de senso artístico;
  • Entre outros.


Levando cores para vida


Um bloco de folhas coloridas podem ser lembranças da infância de muitas pessoas, afinal, quando falamos em pintar e desenhar, logo, assimilamos a crianças, inocentes e sem problemas colocando sua criatividade para fora. Mas isso deve ser levado também para vida adulta!

Uma pesquisa que confirma o resultado positivo de desenhar e pintar foi realizada na Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA). O estudo, divulgado mostra que quando os participantes estão “fazendo arte” seja com caneta especial para colorir, ou materiais escolares, há um aumento de fluxo sanguíneo no cérebro. Como consequência, eles se sentem mais criativos antes e depois das atividades.

Na verdade, o segredo está em ocupar o dia com algo que realmente possa relaxar – desenhar com lápis de cor, livro para colorir ou pintura em tela – são infinitas possibilidades que remetem à arte e podem te ajudar no cotidiano.

Mais Populares

Radialista sofre atentado a bala enquanto apresentava programa e morre a caminho do hospital em Vale do Anari, RO

Um radialista foi morto no início da noite deste sábado, na emissora de rádio Anari FM 87,9, em Vale do Anari (RO), enquanto trabalhava...

CRISE NA SAÚDE: Rondônia pede ajuda para transferir pacientes para outros estados por falta de leitos de UTI

Segundo o jornal Folha de S.P, 42 pessoas aguardam na fila para internação na UTI. O secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, participou de uma...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...

COMBOIO QUE LEVA OXIGÊNIO PARA MANAUS-AM ENFRENTA DIFICULDADES NA BR-319

Comboio que leva 100 m3 de oxigênio para Manaus enfrenta dificuldades na BR-319. A BR possui maiores dificuldades nesta época do ano por conta...
Skip to content