22.1 C
Ariquemes
domingo, abril 11, 2021
Início Categorias,Geral CAMPO NOVO, DO GARIMPO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

CAMPO NOVO, DO GARIMPO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

O que era para ser apenas uma área de garimpagem, que surgiu no entorno de um campo de aviação, acabou se transformando em município. O “Campo Novo” passou a ser Campo Novo de Rondônia e foi surgindo do esforço de pioneiros, que já superaram o ciclo da garimpagem e hoje tem na agricultura familiar a sua principal atividade econômica. Neste contexto, o Sebrae contribui de forma efetiva para que esses donos de pequenas propriedades rurais consigam se planejar melhor, gerir os seus recursos e ainda aproveitar novas oportunidades de negócios. A força despendida pelo Sebrae se materializou no Seminário Rural, realizado entre os dias 22 e 24.

 

O evento reuniu mais de 300 agricultores, que participaram de 12 palestras e seis oficinas, eventos que levaram novos conhecimentos e oportunizaram a realização de novos negócios, através de uma visão empreendedora e pequenos ajustes nas propriedades.

 

Um exemplo desta transformação é o Julio Barbosa. A história dele se confunde com a de Campo Novo. Ele chegou na cidade em 1992, o mesmo ano em que o distrito foi emancipado. Nestes 25 anos ele cultivou a terra e aprendeu também uma técnica para defumar carnes. “Eu tenho muito orgulho de ter uma vida simples aqui em Campo Novo”, diz alegremente.

 

O que ele não sabia era que poderia formalizar as suas atividades e além de vender para as pessoas que visitam a feirinha de Campo Novo, ele pode fazer negócios com a Prefeitura e outros órgãos públicos. “Participando as oficinas e palestras, aprendi que posso investir mais no meu negócio e ampliar as minhas vendas”, lembra orgulhoso.

 

Para a Agente de Desenvolvimento, Marilene Cristian, que participou do Seminário Rural como palestrante, os produtores rurais de Campo Novo estão vivendo um momento de transição e estão sendo informados de que eles podem ser empreendedores rurais. “Essa é uma mudança interna e de comportamento. A nossa missão é levar informação e fazer com que esse produtor entenda de que ele pode sim trabalhar com novas técnicas e conseguir alcançar melhores resultados”, enfatiza.

 

O Seminário Rural foi realizado em Campo Novo de Rondônia entre os dias 22 e 24 de fevereiro com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia e o apoio da Prefeitura de Campo Novo.

 

Para receber orientações sobre gestão de empresas, você pode visitar um dos escritórios do Sebrae. Aproveite para participar de uma das capacitações programadas para este primeiro trimestre. Para mais informações, acesse o site do Sebrae ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp 98130-5656.

 

Assessoria de Imprensa

Mais Populares

Programa Bibi Coelho Falando a Verdade 09-04-2021

https://youtu.be/7D9nYswZ1i0

Ex delegado de Polícia Civil que atuava como advogado morre de Covid-19

de Pimenteiras do Oeste, o advogado e produtor rural Silvino Alves Filho. Ele tinha 76 anos e, após sentir os primeiros sintomas da Covid-19,...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

General diz a Bolsonaro que “é chegado o momento da decisão”

Militar, que também é deputado, reafirmou apoio ao presidente em publicação nas redes sociais O general Eliéser Girão Monteiro Filho, que também é deputado federal...
Skip to content