22.1 C
Ariquemes
quinta-feira, abril 15, 2021
Início Saúde CULTIVAR HÁBITOS SAUDÁVEIS APÓS OS 60 ANOS

CULTIVAR HÁBITOS SAUDÁVEIS APÓS OS 60 ANOS

Quem não sonha em envelhecer com saúde e disposição? Não é segredo que, para envelhecer bem, devemos seguir três pilares essenciais: ter uma dieta saudável, se dedicar à prática de exercícios físicos, sem esquecer das bem recomendadas horas de sono.

Na maturidade, o nosso corpo passa por uma fase de transformações: pele, cabelo, altura, audição, visão, ossos entre tantas outras coisas, mudam seu funcionamento. “As alterações físicas modificam o estilo de vida, mas temos que nos planejar e nos adaptar a esse processo natural”, explica a médica geriatra, Clarissa Mayumi Sano Chaib, da rede de Instituições de Longa Permanência para Idosos, Cora Residencial Senior.

A indicação para atingir a longevidade é que sejam mantidas rotinas que fazem bem e também inserir outras atividades que tragam prazer e estimulem a mente e o corpo. Mas quais as dicas para aproveitar os anos dourados da melhor idade?

 

Up grade na rotina: Normalmente, nessa fase da vida, é comum tirar o pé do acelerador e adotar uma rotina mais tranquila. Que tal encontrar velhos amigos para jogar conversa fora? Ou se dedicar a um novo hobbie como cantar? Aprender uma nova habilidade, como um outro idioma, e fazer algum sonhado passeio que foi deixado de lado por conta das horas puxadas de trabalho?

 

Planejar coisas que te realizem: A socializaçãoainda é uma atividade importante. O que acha de organizar uma viagem para Las Vegas, Nordeste do Brasil ou qualquer parte do mundo e fazer novos amigos? E, para quem gosta de colocar a mão na massa, que tal realizar uma manutenção no jardim?

 

Massa muscular fortalecida: Como de praxe, é necessário praticar regularmente exercícios ao menos três vezes por semana, com 30 minutos de duração cada sessão. É essencial que o corpo permaneça com flexibilidade e força para realizar atividades simples que, com o tempo, se tornam difíceis: caminhar médias distâncias ou pegar algo que caiu no chão. Uma dica para manter o físico é se dedicar às aulas de musculação ou pilates.

 

Dieta balanceada: A alimentação deve ser rica em fibras e com alto teor de nutrientes como verduras, frutas, legumes e cereais integrais. Para combater a osteoporose, invista em alimentos ricos em cálcio.

 

Boas horas de sono: Dormir em torno de 7 horas por dia tem papel revigorante e previne doenças como hipertensão, obesidade e depressão, além de ajudar na memória.

Adotar medidas simples no dia a dia garante saúde e equilíbrio no processo de envelhecimento. “É com muita vitalidade e cheio de planos que vários idosos estão se tornando centenários”, conta Clarissa Mayumi Sano Chaib.

 

 

Fonte: Vanessa Oliveira/Soraya de Souza

Mais Populares

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens por porte ilegal de arma em Ariquemes

Polícia Rodoviária Federal em Ariquemes realizou, na noite desta quarta-feira (14), a prisão de dois homens com certificado CAC (Colecionador, Atirador, Caçador) por porte...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

Produtores de leite protestam contra laticínios por baixa de preço no leite

Os produtores de leite da região de Machadinho D’Oeste, Buritis, Campo Novo e a região do Vale do Guaporé, se revoltaram em razão de...

Produtores doam 250 litros de leite para a SEMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) ganhou e distribuiu 250 litros de leite de pecuaristas que estão insatisfeitos...
Skip to content