26.4 C
Ariquemes
domingo, janeiro 24, 2021
Início Notícias Follador discute, na Sefin, possível redução da pauta e regulação dos preços...

Follador discute, na Sefin, possível redução da pauta e regulação dos preços e estoque do gado de Rondônia

Provocada pelo deputado Adelino Follador (DEM), que é membro da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, uma reunião na manhã de terça-feira (28), na Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), em Porto Velho, com a presença vice-governador, José Jodan (PSL); do secretário adjunto, Franco Ono; do coordenador estadual da Receita, Antônio Carlos, do economista Francisco Aroldo e técnicos da Receita, discutiu a possibilidade de redução da pauta do gado em Rondônia. 

Entre os assuntos debatidos, estão os preços atuais de referência da Pauta Fiscal (Instrução Normativa 031/2019/GAB/CRE) do preço do bezerro, vaca e boi gordo de Rondônia, editado e publicado pelo Governo do Estadual em dezembro passado e que, de acordo o deputado Adelino, simplesmente não reflete os preços praticado efetivamente pelo mercado. Gerando a possibilidade de multas para o produtor que vende seus animais, o que provoca a inviabilização dos negócios no campo. 

“As vantagens recebidas através de isenção estadual e municipais pelos frigoríficos devem ser repassadas aos produtores e consumidores, não é por causa de meia dúzia que todos devem pagar, a pauta atual faz com que o produtor além de vender seu gado mais barato, ainda é penalizado por isso, deve ser feito algo dentro da realidade e buscar formas de anistiar os produtores que foram multados nesta condição, tem produtores que foram multados há três anos e estão sendo autuados agora, se não mudar imediatamente, daqui a três anos vai ter gente recebendo multas e tendo todo tipo de dificuldade para se defender”, informou Adelino. 

Ainda segundo o parlamentar, os prejuízos dos produtores chegam aos R$ 700 milhões por ano, e isso deixa de gerar emprego e renda no campo. 

Os técnicos do governo estadual relataram que estão refazendo, em janeiro e fevereiro, as composições da equação econômica deste setor produtivo e, que medidas da redução ou manutenção da pauta atual serão em breve anunciadas e, que há uma dependência da coleta seletiva e positiva de dados de compra e venda desses itens da pauta que precisa ser melhor analisada. 

O vice-governador e o deputado Adelino Follador concordaram que é importante este estudo, reunindo as informações de dezembro e janeiro da Idaron e Emater, para que na primeira quinzena de fevereiro estes pontos possam ser sanados, permitindo uma redução do valor atual da pauta para se aproximar da realidade comercial. 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON) foi consultado via telefone para o agendamento de uma reunião da Câmara Setorial da Carne, que reúne todos os membros da cadeia produtiva com o governo. E após intenso debate a agenda ficou marcada para o dia 11 de fevereiro próximo, às 09:00h no CPA, com o convite sendo realizado pela Câmara Setorial e pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Rondônia. 

O deputado Adelino Follador fez um agradecimento especial ao secretário adjunto, Franco Ono, e ao vice-governador, José Jordan, pela sensibilidade demonstrado ao pleito dos pecuaristas, reiterando que mesmo tendo que ser observada a Legislação, deve ser encontrado uma solução urgente, pois a regulação é para evitar fraudes e não para provocar crises.

Fotos e Texto: Assessoria

 

Mais Populares

Nota de pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Walter Walterberg Júnior

É com muita tristeza que comunico o falecimento do desembargador aposentado, Walter Waltenberg Júnior, 62 anos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, ocorrido...

Vítima da covid-19, morre desembargador aposentado Walter Waltenberg

Ele estava internado, intubado na UTI de um hospital particular, desde do início do mês de janeiro Faleceu às nove horas e vinte minutos da manhã...

Radialista sofre atentado a bala enquanto apresentava programa e morre a caminho do hospital em Vale do Anari, RO

Um radialista foi morto no início da noite deste sábado, na emissora de rádio Anari FM 87,9, em Vale do Anari (RO), enquanto trabalhava...

CRISE NA SAÚDE: Rondônia pede ajuda para transferir pacientes para outros estados por falta de leitos de UTI

Segundo o jornal Folha de S.P, 42 pessoas aguardam na fila para internação na UTI. O secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, participou de uma...
Skip to content