22.6 C
Ariquemes
domingo, janeiro 24, 2021
Início Notícias Gaeco faz operação para desarticular fraudes na compra de tornozeleiras da Sejus-RO

Gaeco faz operação para desarticular fraudes na compra de tornozeleiras da Sejus-RO

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) realiza nesta quinta-feira (6) a Operação Armagedom, que visa combater um esquema criminoso na contratação de tornozeleiras eletrônicas dentro da Secretaria de Justiça de Rondônia (Sejus).

A ação é realizada pelo Gaeco e Polícia Civil de Rondônia, além do Gaeco de São Paulo (SP). São cumpridos vários mandados de busca e apreensão, emitidos pela 4ª Vara Criminal de Porto Velho, mas o número exato não foi divulgado.

A Sejus, até a publicação da reportagem, não se manifestou sobre a operação. 

Como a fraude funcionava?

Segundo o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), desde 2011 foram fraudados procedimentos licitatórios para aquisição de tornozeleiras eletrônicas destinadas ao monitoramento de detentos no cumprimento de suas penas.

“Verificou-se que apesar de a empresa investigada apresentar preços excessivamente acima do mercado, esta obteve diversas vezes a prorrogação dos contratos de serviços de monitoramento eletrônico de Rondônia, mediante suposto pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos”, diz o MP.

O esquema envolvia empresas, servidores públicos e agentes políticos. Os investigados devem responder por corrupção ativa e passiva, peculato, além de ilícitos civis caracterizadores de improbidade administrativa.

Ainda conforme o MP-RO, a investigação da operação Armagedom é um desdobramento da Operação Termópilas (2011) e da Operação Plateias (2014).

Mais Populares

Radialista sofre atentado a bala enquanto apresentava programa e morre a caminho do hospital em Vale do Anari, RO

Um radialista foi morto no início da noite deste sábado, na emissora de rádio Anari FM 87,9, em Vale do Anari (RO), enquanto trabalhava...

CRISE NA SAÚDE: Rondônia pede ajuda para transferir pacientes para outros estados por falta de leitos de UTI

Segundo o jornal Folha de S.P, 42 pessoas aguardam na fila para internação na UTI. O secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, participou de uma...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...

COMBOIO QUE LEVA OXIGÊNIO PARA MANAUS-AM ENFRENTA DIFICULDADES NA BR-319

Comboio que leva 100 m3 de oxigênio para Manaus enfrenta dificuldades na BR-319. A BR possui maiores dificuldades nesta época do ano por conta...
Skip to content