21.3 C
Ariquemes
segunda-feira, janeiro 25, 2021
Início Notícias Governo sanciona lei que regula reembolso de passagens aéreas na pandemia

Governo sanciona lei que regula reembolso de passagens aéreas na pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (5/8) a Lei 14.034que agrupa uma série de medidas emergenciais que visam diminuir os efeitos negativos da pandemia para o setor de aviação civil.

Oriunda da MP 925/20, a nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6/8). Entre as medidas da nova normativa está o prazo de 12 meses a partir da data do voo cancelado para reembolso. A determinação também é valida para atrasos interrupções.

Ainda conforme a lei, em substituição ao reembolso, a companhia aérea poderá conceder a opção de receber crédito de valor maior ou igual ao da passagem aérea, a ser utilizado para a aquisição de produtos ou serviços oferecidos pelo transportador em até 18 meses, contados de seu recebimento.

A lei também prevê que, em caso de cancelamento de voo, a empresa aérea deve oferecer ao consumidor como alternativa ao reembolso a reacomodação em outro voo próprio ou de empresa terceira, e de remarcação da passagem sem ônus.

Já o consumidor que desistir de uma viagem, entre 19 de março e 31 de dezembro deste ano, poderá optar pelo crédito de valor correspondente ao da passagem sem qualquer penalidade. O prazo para reembolso do crédito é de sete dias.

O texto sancionado estabelece que a indenização por dano moral em processos de consumidores ficará condicionada à prova e isenta companhias áreas de responsabilidade ao se comprovar caso fortuito ou de força maior.

Por fim, o presidente vetou a permissão para que trabalhadores do setor que tiveram seus contratos de trabalho suspensos ou reduzidos saquem parte do FGTS. O mandatário justificou a medida alegando que isso poderia descapitalizar o fundo.

SourceSINSEPOL

Mais Populares

Rio grande do Sul receberá 50 pacientes com Covid-19 de Porto Velho, em Rondônia

Vinte serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas e outros 30 ficarão em Porto Alegre nos hospitais Conceição, Clínicas e Vila Nova. Governo...

Nota de pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Walter Walterberg Júnior

É com muita tristeza que comunico o falecimento do desembargador aposentado, Walter Waltenberg Júnior, 62 anos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, ocorrido...

Vítima da covid-19, morre desembargador aposentado Walter Waltenberg

Ele estava internado, intubado na UTI de um hospital particular, desde do início do mês de janeiro Faleceu às nove horas e vinte minutos da manhã...

Radialista sofre atentado a bala enquanto apresentava programa e morre a caminho do hospital em Vale do Anari, RO

Um radialista foi morto no início da noite deste sábado, na emissora de rádio Anari FM 87,9, em Vale do Anari (RO), enquanto trabalhava...
Skip to content