21.8 C
Ariquemes
quinta-feira, abril 15, 2021
Início Geral,Variedades ILUMINAÇÃO PÚBLICA É DE RESPONSABILIDADE DAS PREFEITURAS 

ILUMINAÇÃO PÚBLICA É DE RESPONSABILIDADE DAS PREFEITURAS 

Por ser a Eletrobras Distribuição Rondônia, a empresa de energia elétrica do estado, é comum a população vincular a iluminação pública como responsabilidade da distribuidora, porém, a Eletrobras é somente o agente arrecadador das prefeituras.

Em Porto Velho, a Lei Suplementar 153, de 26 de dezembro de 2002 instituiu a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), cujo serviço compreende o consumo de energia elétrica, destinado à iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, como também a instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública.

 

O percentual referente à iluminação pública cobrada na fatura de energia elétrica encontra-se disposto na Lei Complementar nº 183 de 15 de dezembro de 2003 e varia de acordo com o consumo mensal e a classe, se residencial, comercial, rural ou industrial.

 

Normas técnicas especificam como devem ser as instalações elétricas, tipos de luminárias e potência das lâmpadas utilizadas. Somente profissionais de empresas credenciadas pela Eletrobras e prefeituras, munidos de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC), são autorizados a realizarem serviços na rede elétrica.

É comum em fiscalizações as equipes da Eletrobras, encontrarem refletores instalados diretamente nos postes da rede elétrica, o que não pode acontecer, pois se estiverem antes da medição, caracteriza furto de energia elétrica tipificado no Código Penal Brasileiro. Quando a empresa retira estes refletores, ficam guardados em suas dependências e os proprietários podem recuperá-los mediante a apresentação da nota fiscal de compra.

Nas situações em que são identificadas ligações clandestinas com riscos iminentes de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico, por medida de segurança, a Distribuidora deve interromper o fornecimento imediatamente, em cumprimento ao artigo 168 e 170 da Resolução Normativa 414/2010 da ANEEL.

Não arrisque sua vida, nem a de ninguém! Quando necessitar de qualquer serviço relacionado à iluminação pública, procure a prefeitura de sua cidade. Se você reside na capital Porto Velho entre em contato com a EMDUR – 0800 642-6331.

 

Assessoria

 

Mais Populares

Polícia Rodoviária Federal prende dois homens por porte ilegal de arma em Ariquemes

Polícia Rodoviária Federal em Ariquemes realizou, na noite desta quarta-feira (14), a prisão de dois homens com certificado CAC (Colecionador, Atirador, Caçador) por porte...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

Produtores de leite protestam contra laticínios por baixa de preço no leite

Os produtores de leite da região de Machadinho D’Oeste, Buritis, Campo Novo e a região do Vale do Guaporé, se revoltaram em razão de...

Produtores doam 250 litros de leite para a SEMAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Rolim de Moura (RO) ganhou e distribuiu 250 litros de leite de pecuaristas que estão insatisfeitos...
Skip to content