30 C
Ariquemes
terça-feira, maio 11, 2021
Início Saúde,Notícias,Destaques principal Machadinho D Oeste é um dos três finalistas do prêmio Internacional de...

Machadinho D Oeste é um dos três finalistas do prêmio Internacional de combate à Malária

O prêmio Champions of the Americas Award 2018 reúne cidades de toda a América que trabalham pelo combate ao vírus a proliferação e a erradicação.

Machadinho é finalista do prêmio pela primeira vez, e o chefe do executivo Municipal Leomar Patrício (PHS), representa a cidade e participa dos debates, na oportunidade o prefeito apresentou os modelos usados pelo município para a redução de casos da doença na grande região. O município deve receber a homenagem da Organização Pan-Americana de Saúde por ter alcançado reduções significativas no número de casos de malária no Estado de Rondônia, contribuindo para erradicação da doença.

O chefe do executivo falou da importância desse prêmio para Rondônia. “Machadinho e Rondônia está em festa, pois somos um dos três finalistas das cidades das Américas que disputa esse prêmio, isso eleva nosso município no cenário Internacional, e confere à Rondônia uma horaria ainda maior, pois em Machadinho estamos fazendo dever de casa no combate à doença e hoje terça-feira (06) conheceremos a cidade vencedora desse prêmio.” disse Leomar Patrício de Washington.

Para ser reconhecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Machadinho d’Oeste usou projetos inovadores para superar os desafios da malária na cidade, região de Rondônia que mais sofreu com a epidemia nos últimos 30 anos. Além de pesquisas, a administração municipal usou programas que contribuíram para a consecução dos ODM. Machadinho está entre as cidades finalistas e favoritas ao prêmio junto com Tabatinga-AM e Suriname.

Rondônia vem apresentando redução no número de casos de malária a cada ano, como resultado conjunto dos municípios, e Machadinho d’Oeste foi à cidade que mais obteve resultados entre 2015 e 2018.

Mais Populares

TJRO mantém indeferimento de posse em cargo emergencial de médica que acumulava cargo

 A 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia manteve a sentença do Juízo da 3ª Vara Cível da Comarca de...

Marcos Rogério volta a criticar uso político da CPI e defende que investigação chegue também aos estados

O líder do Democratas no Senado, Marcos Rogério (RO), voltou a criticar, nesta terça-feira (11), o uso político da comissão parlamentar de inquérito (CPI)...

Governador Marcos Rocha estará em Ariquemes para o lançamento do mega investimento em asfalto através do Projeto “Tchau Poeira”

Os 52 municípios de Rondônia serão beneficiados com o investimento de R$ 300 milhões em asfalto, recuperação e sinalização de vias públicas urbanas, por...

BRASILApós morte, Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A...
Skip to content