Biblioteca móvel leva livros aos campos de refugiados na Grécia

Propaganda do ar

A organização educativa denominada ECHO (sigla original em inglês que designa Educação, Comunidade, Esperança e Oportunidade), criou uma biblioteca móvel para estimular o aprendizado e a criatividade nas comunidades de refugiados da Grécia.

O projeto foi lançado por Laura Samira Naude e Esther ten Zijthoff, que já atuavam em organizações de direitos humanos e ajuda humanitária, com o apoio de amigos. A missão é preencher o tempo de espera que as pessoas são submetidas nestes assentamentos.

Uma Van equipada com estantes de livros e um espaço interno de leitura e estudo percorre os vários campos de refugiados do país, desde 2016, e pode ser vista na entrada destes locais, onde fica com o porta-malas aberto à espera de crianças e adultos.

De acordo com o site da organização, o cronograma semanal da biblioteca inclui visitas aos campos de Oinofyta, Malakasa, Lavrio, Elefsina e Korinthos, todos na Grécia.

A Van empresta livros em diferentes idiomas, como inglês, francês, árabe e persa, exemplares que fazem parte de uma coleção de mais de mil títulos. O projeto conduzido por uma equipe de voluntários oferece também acesso a computadores, atividades para crianças, aulas de idioma, orientação para indivíduos que buscam uma vaga de emprego ou o ingresso na universidade.

A iniciativa conta com financiamento coletivo e doações para custear o combustível para locomoção, bem como para a aquisição de livros e outros materiais.

Os campos gregos de refugiados se encontram em situação crítica, operando muito acima de suas capacidades. Segundo a ONG Comitê Internacional de Resgate, há mais de 50 mil refugiados no país e governo estima que outros cem mil chegarão à Grécia em 2020.

Desde 2015, quando a crise migratória mundial atingiu seu pico, a Grécia se tornou a principal porta de entrada para a União Europeia de migrantes vindos principalmente de países do oriente Médio e da África. O país passou a ser também o ponto de retenção para pessoas impossibilitadas de adentrar o continente.

Propaganda do ar

Como você avalia a gestão do Governo Marcos Rocha?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
alertarondonia

alertarondonia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail
[email protected] whatsapp(69)984065272

Comentários

Com muito ❤ por go7.site