26.4 C
Ariquemes
domingo, janeiro 24, 2021
Início Policia,Notícias,Destaques principal Nível do rio Madeira aumenta 3 cm; sobe para 11 número de...

Nível do rio Madeira aumenta 3 cm; sobe para 11 número de famílias desalojadas

O nível do rio Madeira aumentou três centímetros nesta terça-feira (12), passando de 16,45, registrados na última segunda-feira (11), para 16,48 metros. A elevação da água fez com que o rio se expandisse ainda mais, deixando mais uma família desalojada – desta vez no bairro Nacional, na Zona Norte de Porto Velho.

Segundo a Defesa Civil, a família não mora na margem do rio Madeira, mas foi afetada porque reside próximo a um igarapé que é afluente do Madeira. “Agora são 11 famílias desalojadas”, explicou o coordenador do órgão, Marcelo Santos.

Na contagem geral e atualizada, foram desalojadas:

  • 2 famílias da comunidade do Maravilha, na margem esquerda do Madeira;
  • 4 famílias do Beco do Birro;
  • 1 família do Beco da Rede, no bairro Panair;
  • 1 família do Beco Gravatal, no bairro São Sebastião II;
  • 1 família do bairro Areal;
  • 1 família do Baixa da União;
  • e 1 família do bairro Nacional.

Oito saíram com apoio da Defesa Civil e duas por conta própria.

“Nesta quarta-feira, por volta das 8h, seguiremos ao Baixo Madeira para averiguar a situação das comunidades da região”, explicou Marcelo Santos, acrescentando que os distritos de São Carlos, Nazaré e Calama são os mais prejudicados.

Equipes da Defesa Civil foram acionadas para atender famílias desalojadas — Foto: Ruan Gabriel/Aqruivo pessoal

Segundo ele, caso alguma família diga que não tenha para onde ir, a Secretaria de Assistência Social e Família (Semasf) deverá ser acionada para direcionar as pessoas a um abrigo público. “Não descartamos que a situação possa se agravar”, salientou.

De acordo com a Defesa Civil, ao menos 820 famílias vivem em área de risco na capital rondoniense.

Aproximadamente 90 famílias que residem no ramal Maravilha seguem isoladas. O motivo é que as águas do Madeira já alcançaram a estrada de acesso, impossibilitando, assim, a passagem pelo local. O único meio de transporte tem sido o barco.

Por enquanto, as famílias devem ligar à Defesa Civil pedindo auxílio para sair de casa. Porém, caso a situação se torne mais crítica, equipes do órgão intervirão nas saídas.

Mais Populares

Nota de pesar pelo falecimento do Desembargador aposentado Walter Walterberg Júnior

É com muita tristeza que comunico o falecimento do desembargador aposentado, Walter Waltenberg Júnior, 62 anos, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, ocorrido...

Vítima da covid-19, morre desembargador aposentado Walter Waltenberg

Ele estava internado, intubado na UTI de um hospital particular, desde do início do mês de janeiro Faleceu às nove horas e vinte minutos da manhã...

Radialista sofre atentado a bala enquanto apresentava programa e morre a caminho do hospital em Vale do Anari, RO

Um radialista foi morto no início da noite deste sábado, na emissora de rádio Anari FM 87,9, em Vale do Anari (RO), enquanto trabalhava...

CRISE NA SAÚDE: Rondônia pede ajuda para transferir pacientes para outros estados por falta de leitos de UTI

Segundo o jornal Folha de S.P, 42 pessoas aguardam na fila para internação na UTI. O secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo, participou de uma...
Skip to content