23.4 C
Ariquemes
quarta-feira, janeiro 27, 2021
Início Geral O que é um organograma e por que ele é importante? Definição...

O que é um organograma e por que ele é importante? Definição de organograma

O que é um organograma e por que ele é importante?

Definição de organograma

Os organogramas (ou gráficos de hierarquia) são a representação gráfica da estrutura de uma organização. Seu objetivo é ilustrar as relações de subordinação e as cadeias de comando dentro da organização. Os nomes e cargos dos funcionários e / ou cargos são geralmente descritos em caixas ou círculos com linhas que os ligam a outros funcionários e departamentos. Observando o organograma da empresa, as pessoas podem obter uma compreensão rápida de como a organização é projetada, seu número de níveis e onde cada funcionário se encaixa na organização.

Objetivo dos gráficos organizacionais

No passado, os organogramas eram usados principalmente por recursos humanos, líderes de negócios e novos contratados. O RH costuma ser responsável por manter o organograma, atualizando-o com as novas contratações e quando os funcionários mudam de cargo ou saem da empresa. Quando outras unidades de negócios precisam do organograma, elas sabem a quem recorrer. Os líderes empresariais usam o organograma em várias instâncias, como para apresentações, para justificar a adição ou redução do quadro de funcionários e para determinar onde um funcionário pode ter a oportunidade de mudar de cargo.

Para os novos contratados, o organograma pode ser um salva-vidas, ajudando-os a aprender nomes e cargos e a entender melhor onde eles se encaixam na estrutura corporativa geral. Os novos contratados recebem nomes constantemente e o organograma pode ser um grande recurso para descobrir quem todas essas pessoas realmente são. Qualquer funcionário, na verdade, pode se beneficiar ao ter os nomes, fotos e perfis profissionais e pessoais de seus colegas de trabalho ao seu alcance.

Benefícios do software de gráfico organizacional moderno

Porque software de organograma moderno  geralmente é um aplicativo baseado em nuvem, cada edição é salva automaticamente em tempo real, garantindo que apenas a versão mais recente seja publicada. Quando se trata de fazer essas atualizações, o RH não precisa ser o único com responsabilidade. Na verdade, as soluções atuais podem até mesmo sincronizar dados com outros sistemas internos de RH para garantir que o organograma esteja sempre atualizado. Funcionários e gerentes podem acessar o aplicativo com a mesma facilidade para fazer alterações.

Os funcionários podem fazer upload de fotos ou serem criativos com fatos sobre si mesmos. As empresas podem tornar isso divertido, pedindo aos funcionários para fazer upload de uma foto deles com sua camisa de time favorita, animal de estimação amado ou desfrutando de seu passatempo favorito. Essas fotos podem ser uma ótima forma de os colaboradores apresentarem um lado diferente de si mesmos, ajudando-os a humanizar o cargo e estimulando o diálogo entre os colegas de trabalho.

Além dos cargos, o software inclui oportunidades para as organizações adicionarem campos personalizados, como educação anterior, projetos atuais, “Pergunte-me sobre …”, treinamento relacionado e conjuntos de habilidades específicas, apenas para citar alguns. Esses são tópicos altamente benéficos para quem procura alguém com uma base de conhecimento específica. Essas eficiências aumentam rapidamente. Apresentando cada funcionário e sua experiência na ponta dos dedos dos usuários, as pessoas encontram quem precisam rapidamente para que possam ser mais produtivas e se conhecerem com muito mais rapidez.

O negócio de software de organograma conecta pessoas, não importa quem sejam, o que façam ou onde trabalhem. Esta é a solução ideal para uma empresa em crescimento, uma força de trabalho dispersa ou qualquer organização que busca promover uma cultura colaborativa de compartilhamento de ideias e informações

Imagine ir a uma reunião e ser capaz de escanear a biografia de todos que estarão naquela reunião enquanto você estiver no caminho. Chega de introduções estranhas ou projetos esquecidos nos quais vocês possam ter trabalhado juntos. Com o toque de um dedo, você pode ver exatamente em quais projetos colaborou, a quem eles relatam e fatos pessoais que ajudam a iniciar uma conversa.

Cada perfil de funcionário é vinculado às suas informações de contato, tornando as conexões simples. Alguns softwares incluem um cronograma de férias e de trabalho, tornando mais fácil ver quando é o melhor momento para entrar em contato com alguém e quem é o backup quando ele está ausente.

O organograma de repente se torna um recurso vital para toda a organização, tornando-se parte da rotina diária e algo que todos gostam de usar.

Exemplos de gráfico organizacional

Aqui estão alguns exemplos de organogramas:

Mais Populares

EU QUE DECIDO’: Governador deve manter decreto e 29 cidades continuarão com toque de recolher

O governador está em reunião neste momento e deverá publicar o decreto ainda nesta noite. João Vitor Muniz/Rondoniao vivo O Governo do Estado deve manter o...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...

Deputado Alex Redano assume a Presidência da Assembléia Legislativa de Rondônia

Dia 1º de fevereiro, segunda-feira, ocorrerá a posse do deputado estadual Alex Redano, como o novo presidente do Poder Legislativo de Rondônia. Ele, atualmente,...

Caminhão tanque tomba na BR-364, em RO

Na manhã desta terça-feira (26) aconteceu um acidente de um caminhão tanque que tombou na BR 364, sentido Ouro Preto d’Oeste no trecho conhecido...
Skip to content