28.2 C
Ariquemes
quinta-feira, janeiro 28, 2021
Início Policia,Notícias,Destaques principal PF deflagra nova fase da operação Dúctil contra fraudes na compra de...

PF deflagra nova fase da operação Dúctil contra fraudes na compra de medicamentos

O nome da Operação, Dúctil, refere-se a algo que pode ser conduzido, direcionado, em menção aos prováveis direcionamentos das licitações.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24/07/2020), a denominada Operação Dúctil – Fase 2, visando desarticular esquema de fraudes na aquisição emergencial de materiais e insumos médico-hospitalares para atendimento das demandas da Secretaria de Saúde do município de Guajará-Mirim/RO no combate à pandemia do COVID-19.

A ação decorre de mais um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal, que resultou no cumprimento de 10 (dez) mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia. As ordens judiciais estão sendo cumpridas em Porto Velho/RO, São Miguel do Guaporé/RO e Guajará-Mirim/RO.
Após a análise dos materiais apreendidos na primeira fase da operação, principalmente smartfones e documentos, foram apurados indícios de apresentação de atestados de capacidade técnica falsos e possível atuação de empresários em conluio com agentes públicos da SEMSAU de Guajará-Mirim/RO para concretizar a compra sem cumprir as exigências legais.

Os empresários investigados já foram indiciados anteriormente no inquérito policial pelos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e associação criminosa, por supostas fraudes em chamamentos públicos da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia.

O nome da Operação, Dúctil, refere-se a algo que pode ser conduzido, direcionado, em menção aos prováveis direcionamentos das licitações. Além disso, o termo possui relação com a situação dos investigados, que modificam o ramo de atividade da empresa, durante a pandemia, para participar de licitações milionárias realizadas pela Administração Pública.

Mais Populares

Bandidos provocam noite de terror com arrastão e ataque a tiros em ruas do Interior de Rondônia

Moradores de Monte Negro (RO) ficaram assustados com a série de ataques de dois bandidos na noite de quarta-feira (27). Além de roubarem várias...

Ladrão rouba comunidade e tem o dedo decepado pelo ‘Tribunal do Crime’ cenas fortes: Veja o vídeo

Se você tem problemas cardíacos e por recomendações médicas não deve assistir cenas fortes em hipótese alguma, não assista ao vídeo que vamos exibir...

Desembargadores homenageiam Walter

A perda do desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior para a covid-19, ocorrida no último domingo, 24 de janeiro, deixou consternada toda a família do...
Skip to content