26.7 C
Ariquemes
sexta-feira, fevereiro 26, 2021
Início Notícias Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chega em Rondônia

Primeiro lote de vacinas contra Covid-19 chega em Rondônia

Rondônia foi o último estado brasileiro a receber a vacina contra Covid-19. O voo com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea em Porto Velho por volta das 9h50 (10h50 horário de Brasília) desta terça-feira (19). Ainda não há previsão do envio de um novo lote.

O horário previsto para chegada das vacinas mudou pelo menos quatro vezes. Só durante a noite de segunda-feira (18), o Governo de Rondônia informou que o primeiro lote chegaria às 4h, mas depois devido “imprevistos com a aeronave”, o horário foi alterado para 7h.

Após a chegada da aeronave, as doses das vacinas serão transportadas para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital. Na sequência levadas para os cinco Centros Regionais de Rede de Frio nos municípios de Ariquemes, Ji Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. Ainda não foi divulgada a divisão das doses para os 52 municípios do estado.

Os primeiros vacinados em Rondônia serão Karina Zingra, médica do Hospital de Campanha da capital, Márcio James que é enfermeiro do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) e o indígena Elivar Karitiana.

A vacinação acontecerá em duas doses, no intervalo de 14 dias. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) afirmou que vai reservar neste primeiro lote, a segunda dose para o público prioritário.

Plano estadual de vacinação
As primeiras pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Rondônia serão as que fazem parte de grupos prioritários, considerados mais vulneráveis ou mais expostos à doença. Os grupos foram divididos em quatro fases:

Primeira fase: Trabalhadores de Saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena acima de 18 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 102 mil pessoas.

Segunda fase: pessoas de 60 a 64 anos, pessoas de 65 a 69 anos e pessoas de 70 até 74 anos. Fazem parte desse grupo cerca de 141 mil pessoas.

Terceira fase: Pessoas com comorbidades, como: diabetes, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Fazem parte desse grupo cerca de 120 mil pessoas.

Quarta fase: Trabalhadores educacionais, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional. Fazem parte desse grupo aproximadamente 28 mil pessoas.

 

 

SourceG1 RO

Mais Populares

FOR SHE ARIQUEMES

FOR SHE LOJA COMPLETA FEMININA,MASCULINO E INFANTIL WhatsApp: (69) 9926-2030 Endereço: Rua Natal n°2299 - Setor 3 - Ariquemes/RO

PRF apreende dois adolescentes transportando drogas ilícitas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante fiscalização na BR 364, interceptou dois carregamentos distintos de drogas. O que mais chama atenção é...

PRF prende quatro assaltantes de fazenda

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Velho/RO, durante fiscalização ostensiva na BR 364, flagrou quatro homens (20, 21, 22 e 27 anos) portando armas de fogo...

Polícia Federal cumpre mandado de busca em residência de falso Psicólogo

A Polícia Federal deflagrou hoje (26/02) a Operação “Alter Ego”, com fins a investigar pessoa que vem atuando ilegalmente como psicólogo no município de...
Skip to content