24.9 C
Ariquemes
terça-feira, abril 20, 2021
Início Brasil SALÁRIOS EM MANUFATURA NA CHINA SUPERAM BRASIL E IMPACTAM O COMÉRCIO EXTERIOR

SALÁRIOS EM MANUFATURA NA CHINA SUPERAM BRASIL E IMPACTAM O COMÉRCIO EXTERIOR

Pesquisa recente do Euromonitor International apontou que o salário médio por hora nos setores de manufatura chegou a U$3,6 na China, ultrapassando o salário médio por hora em manufatura no Brasil, que hoje é de U$2,7.

 A pesquisa apontou que além do salário chinês em manufatura estar aumentando, o movimento inverso vem acontecendo no Brasil nos últimos anos.

Sobre os efeitos desta notícia para os empresários, Diogo Chubatsu, especialista em comércio exterior, diz que essa nova realidade deve ser vista como oportunidades pelo fabricante brasileiro, já que salários mais baixos somados a desvalorização do dólar tendem a tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.

No entanto o especialista afirma que importadores devem estar atentos ao resultado desta mudança, principalmente quando os produtos produzidos no exterior são mais sensíveis a variação de custos.

E segundo Diogo Chubatsu, “Alguns produtos já não apresentam condições comerciais para serem produzidos na China, como é o caso dos produtos têxteis, por apresentarem custo cada vez mais baixo para ser produzido no Brasil, devido ao real desvalorizado e ao custo de mão de obra em queda. Atualmente, temos muitas situações em que vale mais a pena produzir no Brasil do que na China, principalmente se considerarmos os riscos menores, as condições de pagamento, o tempo de produção e o tempo de frete”.

Já em casos em que China ou Brasil não oferecem condições comerciais ideias, Chubatsu aponta que outros países da Ásia podem ser boas opções a serem consideradas, como Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia, Bangladesh e Siri Lanka, neste último, o salário médio por hora na manufatura é de U$0,50.

Porém o especialista salienta, que esses países menos desenvolvidos, apresentam outros riscos que devem ser analisados pelos importadores, como instabilidade política, social e monetária, além de problemas relacionados a acidentes de trabalho, condições análogas à escravidão e mão de obra infantil.

 

Fonte Site: www.importardachina.net.br 

Mais Populares

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga balanço...

Comissão de Ética da Assembleia escolhe Edson Martins como relator do processo contra Lebrão, flagrado com propina

Flagrado recebendo dinheiro em sacos de lixo de um empresário do ramo de coleta de resíduos sólidos, o deputado estadual Eurípedes Lebrão (MDB) enfrenta...

Deputado Geraldo recebe visita dos Vereadores de Jorge Teixeira Noelia Maria e Antônio Marcos

Nesta segunda feira ,19, o Deputado Geraldo da Rondônia, recebeu em Ariquemes a visita do Vereador Antônio Marcos (PRB), Presidente da Câmara Municipal de...

PRF e RFB apreendem mais de meio milhão de reais em desodorantes e quase duas toneladas de roupas sem nota fiscal

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Porto Velho, em operação conjunta com servidores da Receita Federal do Brasil (RFB), durante fiscalização na BR (364),...
Skip to content