22.3 C
Ariquemes
terça-feira, janeiro 19, 2021
Início Economia Tambaqui de Rondônia desembarca em São Paulo

Tambaqui de Rondônia desembarca em São Paulo

O Festival do Tambaqui da Amazônia, realizado em Brasília no ano passado com um grande churrasco para degustação, fez tanto sucesso que conquistou o paladar do centro do poder, no planalto central. O presidente Bolsonaro aprovou o sabor do peixe e as entidades parcerias resolveram repetir o evento, desta vez no coração econômico do país, em São Paulo.

 

Sebrae, Governo de Rondônia, Acripar (Associação dos Criadores de Peixe do Estado de Rondônia) e diversas outras instituições se reúnem novamente para repetir o sucesso de público e de sabor com a espécie que o estado de Rondônia é o maior criador em cativeiro. Em Brasília, foram assadas quatro mil bandas do saboroso e nutritivo tambaqui de Rondônia, agora parceiros planejam evento de grande impacto na cidade mais influente da América Latina.

 

Em reunião com o secretário de estado da agricultura de São Paulo, Gustavo Junqueira, o Secretário de Estado de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, e o diretor técnico do Sebrae, Samuel de Almeida, apresentaram os resultados do evento de Brasília e os detalhamentos, bem como as necessidades para a realização do II Festival do Tambaqui da Amazônia na terra da garoa.

 

Trata-se de um grande passo, em busca da conquista de novos mercados para o pequeno produtor rondoniense desta espécie de pescado. O Sebrae tem apoiado a cadeia produtiva por meio de um projeto de atendimento em que, além de ser parceiros do Festival do Tambaqui, tem trazido capacitação, orientação e consultorias para aumentar a competitividade de pequeno produtor.

 

“Sabemos que precisamos inserir tecnologia, aprimorar a gestão, definir estratégias de comercialização para que o produto de Rondônia esteja à altura de grandes players do segmento no país e no mundo”, disse Samuel, ao comemorar a realização do evento em São Paulo.

 

O evento deve acontecer no fim de março, em local ainda a ser definido, deve reunir potenciais clientes, distribuidores, consumidores em geral e, especialmente, formadores de opinião como jornalistas especializados, chefes de cozinha e profissionais de referência. Esses protagonistas poderão incluir o produto nos principais roteiros gastronômicos da capital paulista, que dita regras e tendências, o que pode ajudar na ampliação de mercado do tambaqui.

 

Os organizadores esperam levar para São Paulo doze toneladas de peixe e assar oito mil bandas de tambaqui no típico estilo amazônico, apresentando um produto que possui qualidade, sabor nutritivo, identidade e, claro, enorme apelo potencial de vendas.

 

Quer saber mais sobre a atuação do Sebrae? Acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Mais Populares

PASSANDO PANO: PREFEITURA DE ARIQUEMES TENTA EXPLICAR MULTA A CAMINHÃO DE OXIGÊNIO EM HOSPITAL

De acordo com Nota Oficial divulgada pela prefeitura, os agentes estavam desobstruindo a área de estacionamento do hospital A Prefeitura de Ariquemes saiu em defesa...

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os...

INTRAFEGÁVEL: Estrada de acesse ao distrito de São Carlos revolta moradores.

Moradores do distrito de São Carlos distante aproximadamente 70km da capital , estão revoltados com as péssimas condições de trafegabilidade da estrada que da...

Rapaz foge após esfaquear idoso de 75 anos nas costas durante discussão em Cacoal

Ocorrência foi registrada na manhã deste segunda-feira(18 de Janeiro ). Segundo a Polícia Militar, vítima foi socorrida na madrugada de domingo e levada para...
Skip to content