sexta-feira, outubro 10, 2025
- Publicidade -

Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF e diz que quer se dedicar à literatura e à poesia

Mais lidos

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), após mais de uma década de atuação na mais alta Corte do país. Em tom sereno e reflexivo, Barroso afirmou que pretende iniciar uma nova fase de sua vida, longe dos holofotes do poder, dedicando-se à literatura e à poesia.

“Não tenho apego ao poder e quero aproveitar mais a vida que me resta”, declarou o ministro, emocionado, durante o anúncio.

Continua após a publicidade..

Barroso, que presidiu o STF nos últimos dois anos, transferiu recentemente o comando da Corte ao ministro Edson Fachin. Sua saída encerra um ciclo marcado por forte defesa da democracia, dos direitos fundamentais e do equilíbrio institucional entre os Poderes.

Natural do Rio de Janeiro, Luís Roberto Barroso tem 66 anos e foi nomeado ministro do Supremo em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff. Ao longo de sua trajetória, participou de julgamentos emblemáticos, como os que trataram da união homoafetiva, da liberdade de expressão e do combate à corrupção.

Continua após a publicidade..

Com sua aposentadoria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá indicar um novo nome para ocupar a vaga no STF, que passará por sabatina e votação no Senado Federal.

A saída de Barroso marca o fim de um capítulo importante na história recente do Judiciário brasileiro. Conhecido por seu estilo didático e pela linguagem acessível, o ministro deixa o tribunal com um legado de modernização e humanização da Justiça.

Por Alerta Rondônia

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo