terça-feira, outubro 8, 2024
- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024

Brigadistas soltos no Pará choram e comemoram liberdade

Mais lidos

Os quatro brigadistas soltos nesta quinta-feira 28 por decisão do Tribunal de Justiça do Pará choraram e se abraçaram ao deixar a prisão em Santarém, mostram vídeos que circulam nas redes sociais, como um veiculado no Twitter do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).

“Amazônia viva! Grito de guerra e de paz”, comentou o parlamentar, em referência ao grito do grupo ao se abraçar e se emocionar com a soltura. Eles foram acusados de contribuir na provocação de incêndios na região de Alter do Chão e presos na Operação Fogo Sairé, da Polícia Civil, apesar de a investigação do MPF apontar para outros responsáveis, como grileiros e ruralistas.

Continua após a publicidade..

As acusações geraram revolta em ambientalistas e organizações que atuam na região, que acusam o governo de criar fatos para colocar pressão sobre as ONGs. Reportagem do site The Intercept aponta para os diálogos que deram origem às prisões.

O Ministério Público Federal no Pará pediu acesso ao inquérito que levou à prisão dos brigadistas e também se manifestou no processo que tramita na Justiça estadual em Santarém pedindo vista do caso para analisar se a competência é federal ou estadual. O MPF afirma que uma investigação federal sobre o caso não tem o envolvimento dos brigadistas como uma das linhas de apuração.

Continua após a publicidade..

Em meio à polêmica gerada pelo caso, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), determinou a troca do delegado que preside o inquérito. Em vídeo distribuído em suas redes sociais, Helder afirmou que o diretor da polícia especializada em meio ambiente, Waldir Freire, assumirá o caso.

“O caso requer atenção, requer toda transparência necessária. Ninguém está acima da lei, mas ao mesmo tempo também ninguém pode ser vítima de prejulgamento ou ter seu direito à defesa cerceado”, disse o governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo