domingo, outubro 13, 2024
- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 EDUCAÇÃO SETEMBRO 2024

Confúcio Moura apresenta PEC que instituio Fundo Nacional de Responsabilidade por poluição causada por incidentes com hidrocarbonetos

Mais lidos

Nesta quarta-feira (30), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou na Tribuna do Senado, a Proposta de Emenda à Constituição 184/19 que institui o Fundo Nacional de Responsabilidade por Poluição Causada por Incidentes com Hidrocarbonetos. Segundo o parlamentar, o fundo vai permitir ao poder público arcar com despesas relativas ao combate e à mitigação dos impactos dos incidentes com hidrocarbonetos.

Conforme explicou o parlamentar, o dia 30 de agosto do ano em curso, surgiram os primeiros sinais de uma enorme tragédia que se abateria sobre o País. Nessa data, foram identificadas, em algumas praias do Nordeste, as primeiras manchas de petróleo cru. Era o início de uma crise ambiental de grandes proporções, que viria a mobilizar a sociedade brasileira e a chamar a atenção da opinião pública internacional. Até o momento, a contaminação atingiu, nove estados, mais de dois mil quilômetros de costa, 7 municípios e 200 localidades.

Continua após a publicidade..

“A contaminação das praias, embora alarmante em decorrência do valor paisagístico do nosso litoral e de sua relevância no contexto do turismo de todo o Nordeste brasileiro, é apenas a face mais aparente de um grande drama ambiental e social”, alertou o parlamentar.

De acordo com o senador, o material que vem sendo encontrado e investigado é, comprovadamente, tóxico e contaminante. Apresenta, portanto, elevado risco à saúde das pessoas a ele expostas, comprometendo, também, diversas espécies animais e vegetais por onde vem se espalhando.

Continua após a publicidade..

“ As áreas de proteção, que temos orgulho de manter intocadas, como corais e mangues estão sendo seriamente comprometidas. Não obstante o intenso trabalho que vem sendo realizado por diversos órgãos governamentais, equipes de mergulhadores, biólogos e inúmeros voluntários, as dificuldades são imensas”, salientou.

Confúcio Moura disse que, mesmo com todos os esforços para a proteção de estuários e arrecifes, com o uso de barreiras de contenção, nem sempre consegue atingir seu objetivo, pois são áreas extremamente sensíveis à contaminação pelo petróleo.

O senador ressaltou que as causas estão sendo investigadas pela Polícia Federal, com a cooperação de diversas instituições, incluindo IBAMA, Marinha, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Ministério da Defesa. “Independentemente da apuração de responsabilidades, a tragédia ambiental em nosso litoral expôs uma fragilidade em nosso ordenamento jurídico no que concerne à capacidade de agir, com a prontidão necessária, em casos dessa natureza”, pontuou.

Segundo o parlamentar a proposta é de o fundo ser financiado principalmente pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, conhecida como CIDE-Combustíveis, prevista no art. 177 da Constituição Federal e regulamentada pela Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001.

“Nada mais justo do que atribuir o ônus dessa proteção ambiental a quem se beneficia economicamente da atividade potencialmente poluidora. Firma-se, dessa forma, a aplicação do Princípio do Poluidor-Pagador, consolidado no direito ambiental brasileiro”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 INFRAESTRUTURA SETEMBRO 2024
- Publicidade -
queimada Setembro 2024
CAMPANHA QUEIMADAS

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo