domingo, outubro 6, 2024
- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024

Do poker ao taekwondo: os destaques do esporte rondoniense em 2019

Mais lidos

Uma das principais referências da Região Norte, o esporte rondoniense tem muito o que comemorar em 2019. No Brasil ou no exterior, atletas do Estado tiveram excelentes performances em variadas modalidades esportivas, como poker, atletismo juvenil, atletismo master, jiu-jitsu, futebol e taekwondo.

Caio Hey (poker profissional)

Continua após a publicidade..

Reconhecido por muitos com um dos jogadores de poker mais sólidos do país, o rondoniense Caio Hey é dono de uma carreira vitoriosa. Em 2015, por exemplo, Caio ajudou Rondônia a levantar o troféu de campeão do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE). Além disso, o rondoniense brilhou na temporada passada e foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Poker.

Em junho deste ano, Caio foi para Las Vegas competir no World Series of Poker (WSOP), considerada a Copa do Mundo do Poker. No evento #34 do WSOP, o rondoniense, que é um especialista na modalidade texas holdem e suas variações, teve boa participação e foi o último brasileiro a ser eliminado no torneio.

Continua após a publicidade..

A importância de Caio é tão grande para o poker nortista que ele foi escolhido pela Federação Rondoniense e Acreana de Texas Hold'em (FRATH) para ser o técnico da Seleção Rondoniense/Acreana de Poker no CBPE, que atualmente é considerada a maior competição por equipes da América Latina.

Caio convocou os seguintes jogadores para o CBPE 2019: Evandro Dal Prá, Marciano Vannucchi, Maicen Teixeira, Ueliton Castro, Richard Magalhães e Paula Katrynne. O time o terminou o evento entre os 12 primeiros colocados.

Alinny Oliveira (atletismo juvenil)

Grande promessa da modalidade tetratlo — que é composta por velocidade e meio-fundo, arremesso de peso e salto em distância —, Alinny Oliveira conquistou em novembro deste ano a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). 

Alinny terminou a prova de tetratlo com 275 pontos de vantagem sobre segunda colocada e 299 pontos à frente da medalhista de bronze, quebrando o recorde dos Jogos Escolares da Juventude.

“Quando estou praticando o esporte, os problemas desaparecem. Sinto-me leve e realizada. O esporte traz muitos benefícios a quem pratica, dentre eles, o afastamento do convívio de más companhias”, disse a jovem atleta, em declarações para o site News Rondônia.

Arivaldo Costa (atletismo master)

Aos 52 anos e esbanjando capacidade física e atlética, Arivaldo Costa fez história no Uruguai em maio deste ano. Em solo uruguaio, ele competiu no Mercosul de Atletismo Master e conquistou a medalha de ouro na modalidade salto em altura.

Além do grande feito no salto em altura, Arivaldo também se destacou em outras modalidades no Uruguai. Ele foi medalha de prata no salto triplo e ficou com o quinto lugar no salto em distância.

“Para mim, foi gratificante representar o Brasil e levar o nome de Rondônia. Gosto de disputar para brigar por uma medalha ou uma boa colocação. Fiquei muito alegre em ficar com o ouro. Me preparei e me dediquei aos treinos por gostar do atletismo”, contou Arivaldo ao globoesporte.com.

Júlio César (jiu-jitsu)

Um dos melhores atletas do jiu-jitsu brasileiro, o rondoniense Júlio César acumula grandes conquistas na carreira: tetracampeão campeão estadual (2015, 2016, 2017 e 2018), campeão do Open Internacional de Manaus (2015) e vice-campeão do Sul-Americano (2015).

Em maio deste ano, Júlio César conseguiu mais um grande feito na sua carreira no jiu-jitsu e foi vice-campeão brasileiro. Para alcançar a final, o atleta de Rondônia precisou disputar quatro lutas (todas elas muito disputadas) e por pouco ele não levou a melhor na grande final.

Em novembro, ele e mais 50 atletas do Estado disputaram o Sul-Americano de Jiu-Jitsu. No entanto, Júlio César não repetiu a ótima campanha de 2015 no Sul-Americano e ficou fora do pódio.

Héber Araujo (futebol)

Atacante do New York City FC, dos Estados Unidos, o rondoniense Héber Araujo chegou ao clube norte-americano com a missão de substituir a lenda David Villa no comando de ataque da equipe e não decepcionou. Na MLS (Major League Soccer), Héber marcou 15 gols em 21 partidas e rapidamente caiu nas graças da torcida.

Ele chegou à MLS vindo do HNK Rijeka, da Croácia. No futebol croata, ele foi eleito em dois anos consecutivos o melhor atacante do país. Suas grandes atuações acabaram atraindo os olhares do New York City, que enviou um olheiro à Europa para acompanhar algumas partidas de Héber pelo Rijeka.

Quando ele ainda estava na Croácia, o olheiro do clube nova-iorquino apresentou o projeto ao atleta rondoniense, que rapidamente aceitou o convite para atuar em dos times mais bem estruturados da MLS. 

Apesar do New York City ter feito uma das melhores campanhas da liga na primeira fase da MLS este ano, o time de Héber foi eliminado na fase eliminatória para o Toronto FC — que acabou o torneio como vice-campeão.

Para a próxima temporada, o atacante brasileiro será um dos principais pilares da equipe norte-americana. Em anos anteriores, grandes craques do futebol mundial defenderam o New York City, como Villa, Andrea Pirlo e Frank Lampard.

Outros atletas rondonienses que se destacaram em 2019

Com carreira consolidada no futebol japonês, o lateral-direito Elsinho defende as cores do Shimizu S-Pulse. Antes de se transferir para a atual equipe, o atleta rondoniense brilhou pelo Kawasaki Frontale e foi eleito o melhor jogador do campeonato japonês em 2017.

Em 2019, ele foi um dos principais jogadores do Shimizu S-Pulse na temporada, mas o time não é dos mais qualificados tecnicamente e terminou o campeonato japonês no meio da tabela.

Já a rondoniense Talisca Reis brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e conquistou a medalha de prata no taekwondo (categoria -49 kg). Após o grande resultado em terras peruanas, Talisca escreveu em sua página no Instagram que o seu principal foco será competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020), no Japão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024
- Publicidade -
CAMPANHA QUEIMADAS

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo