sábado, outubro 5, 2024
- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024

Existe uma cidade certa para os bebês começarem a engatinhar, andar e falar&#63

Mais lidos

Os bebês, assim como os adultos, variam consideravelmente em suas habilidades. Dois bebês não começam a engatinhar ao mesmo tempo, ainda que formem parte da mesma família. Cada criança evolui de maneira individual, embora a maioria delas avance dentro de um determinado espaço de tempo para atingir os marcos de desenvolvimento da infância

 

Continua após a publicidade..

Se o seu bebê está fora das diretrizes gerais, converse com seu médico, mas não entre em pânico: uma pequena porcentagem de bebês perfeitamente normais aprende coisas mais cedo ou mais tarde que a maioria.

 

Continua após a publicidade..

Engatinhando

 

A idade em que os bebês começam a engatinhar varia, assim como o método que eles escolhem para isso. Alguns rastejam com as mãos e os joelhos, enquanto outros se arrastam com a barriga pelo chão. Alguns não colocam os joelhos no chão, mas movem-se como caranguejos, apoiados nas mãos e nos pés. 

 

Alguns bebês nunca chegam a engatinhar ou optam por rolar ou deslizar sobre as costas pelo chão. Os bebês costumam andar para trás antes de andar para a frente. A maioria começa a engatinhar entre 6 e 10 meses, segundos os especialistas consultados. Se o seu bebê não dominar algum tipo de mobilidade até completar 1 ano, converse com seu médico.

 

Andar

 

A maioria dos bebês começa a andar entre 9 e 16 meses de idade, com 50% começando aos 12 meses. A maioria das crianças “se apoia” primeiro, andando segurando em móveis ou com a ajuda de andadores e segurando a mão de um adulto em um estágio que pode ser muito dolorido para as costas dos pais. 

 

Depois disso, o bebê pode querer andar sozinho. O perfil dos bebês ao aprender a andar pode variar bastante: uns podem ter mais personalidade, enquanto outros podem ter uma visão mais cautelosa da vida. Quando andam, alguns bebês podem fazê-lo com mais agilidade do que outros e, por consequência, caírem menos. 

 

Falar

 

A maioria dos bebês engatinha e caminha dentro de um período de tempo bastante curto, mas falar pode levar mais tempo. Um bebê de 12 meses costuma dizer uma ou duas palavras, embora apenas os pais possam reconhecê-las. Aos 18 meses, o bebê médio diz entre cinco e 20 palavras. 

 

Entre as idades de 1 e 2 anos, a maioria pode juntar duas frases com palavras, e entre 3 e 4, muitos conhecem e usam cerca de 1.000 palavras. Sinais que justificam falar com o seu médico incluem não usar gestos (como dar tchauzinho com as mãos) até os 12 meses, não imitar sons até os 18 meses e não dizer palavras e frases espontâneas até os 2 anos. 

 

Um tom de voz incomum, como rouquidão ou fala difícil de entender, também merecem uma avaliação mais cuidadosa. Você deve ser capaz de entender cerca de 50% do que seu filho diz aos 2 anos e 75% aos 3 anos.

 

Ressalvas

 

Os pais podem ir a dois extremos fora da norma: pânico ou complacência. Como muitas crianças não se encaixam nas linhas de tempo comuns, não se desespere se seu filho não seguir esse calendário, mas não deixe de avaliar seu desenvolvimento já que quanto antes os problemas são detectados, mais efetivo será o tratamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024
- Publicidade -
CAMPANHA QUEIMADAS

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo