Polícia Federal deflagrou, na última quinta-feira (11), uma operação de fiscalização durante o festival Mangabafest, em Humaitá, com o objetivo de combater a atuação de empresas clandestinas de segurança privada.
A ação teve início após denúncia anônima, que levou os policiais a identificarem duas empresas prestando serviços de vigilância sem a devida autorização. No local, foram encontrados vigilantes atuando de forma irregular. Diante da constatação, a PF lavrou auto de encerramento das atividades.
De acordo com a corporação, a contratação de serviços de segurança clandestinos representa riscos à integridade física das pessoas e ao patrimônio, uma vez que os profissionais não passam pela fiscalização da PF quanto a antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.
Nos últimos anos, a Polícia Federal tem intensificado as ações de combate a empresas clandestinas no Amazonas, encerrando diversas atividades irregulares.
No Brasil, somente empresas devidamente autorizadas pela Polícia Federal podem oferecer serviços de segurança privada e contratar vigilantes.