O principal campeonato internacional de carros de turismo vai chegar na América do Sul para um desafio alucinante entre pilotos e equipes da região.
Mais de duas décadas depois do fim do Sul-Americano de Superturismo, a Codasur (Confederação Sul-Americana de Automobilismo) aprovou o projeto apresentado pelos promotores da TCR South America.
A competição será disputada pela primeira vez em 2021. A ideia é montar um calendário com oito etapas, sendo duas em cada sede. Os países anfitriões do campeonato serão Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.
“Nós queríamos há algum tempo levar o conceito do TCR à América do Sul, uma região com forte tradição nas categorias de turismo. Com certeza agradará a vários fabricantes que estão conosco e poderão mostrar seus produtos – me refiro especialmente a Honda, Peugeot, Volkswagen e Renault”, disse Marcelo Lotti, da Itália, que criou a categoria em 2014.
Lotti foi o responsável pela retomada do Mundial FIA de Turismo, inclusive idealizou as regras para o uso de componentes standard, com mesmo câmbio sequencial e motores turbo 2.0.
Entre os modelos de carros homologados atualmente, apenas Audi A3, VW Golf (que deixou de ser produzido pela divisão Motorsport da fábrica) e Honda Civic são vendidos no Brasil. A Peugeot aposta em seu 308, que não foi lançado no Brasil, bem como o Mégane (Renault) e do novo i30 (Hyundai).
Alguns projetos privados como Alfa Romeo Giulietta e Subaru Impreza também estarão entre os modelos disponíveis. Além destes, Link & Co (marca do Grupo Geely); Seat (Cupra); MG (com seu 6 Xpower), Kia (Cee’d), Opel (Astra) e Lada (Vesta) fazem parte do portfólio de máquinas.
Nomes brasileiros já conhecidos como Augusto Farfus, que coleciona títulos expressivos como da F-Renault, e Guilherme Salas, um dos destaques da Stock Light, estão entre os pilotos que participarão das provas da TCR Series.