sexta-feira, abril 26, 2024
27 C
Porto Velho
sexta-feira 26, abril, 2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250

Cães do Corpo de Bombeiros de Rondônia doam sangue para salvar outros animais

Mais lidos

Assim como os seres humanos, que necessitam da doação de sangue para a sobrevivência, os cães do também doam sangue para salvarem outros animais. Um fator preponderante está no cuidado e preparativos por parte do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, que possui cães que são doadores, trabalho este realizado pela Corporação, desde o ano de 2020.

DOADORES

Black e Rubi, cães das raças Labrador e Pastor Belga, são os doadores de sangue GBS e há dois anos realizam o ato de doar sangue com o objetivo de contribuir efetivamente no salvamento de outros cães, que também necessitam.

O cabo Adriano Campos, que guiou um dos cães durante a doação, ressaltou que a população pouco conhece sobre o assunto, e assim como as pessoas, os cães também precisam de bolsas de sangue, pois é um procedimento simples e rápido, dessa forma podendo salvar a vida de outros animais em diversas situações.

“A doação de sangue dos cães do grupamento acontece em parceria com um hospital veterinário de uma faculdade particular, a qual oferece o suporte necessário. Por duas vezes ao ano, é feita a doação de sangue, porém, antes disso, são realizadas consultas e triagens, para verificar a condição de saúde do animal”, disse Adriano Campos.

O responsável pelos cães do GBS, sargento Cristiano Carvalho comenta que a doação de sangue pelos cães é importante, assim como as pessoas necessitam em casos complexos, como cirurgias e outros procedimentos. “Pela pouca informação por parte dos cidadãos, a doação de sangue de cães chega a ser raro e a demanda acaba sendo pouca. Esperamos que o número de doações possa aumentar, e o estoque de bolsas possam ser suficientes para a demanda de atendimento aos animais”.

COMO DOAR

Para realizar a doação de sangue, os animais precisam passar por uma série de testes clínicos, que vão verificar se estão em boas condições de saúde. A doação é feita por meio da veia jugular e o sangue é coletado em uma bolsa, assim como em humanos. Os cães podem doar até 450ml de sangue, enquanto os gatos, até 40ml.

Além disso, os cães precisam ter:

  • Entre 2 e 6 anos de idade;
  • Ter acima dos 25kg;
  • Ser vacinado e vermifugado;
  • Ser dócil e tranquilo, e
  • Livre de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.

Por Secom

- Publicidade -
ASSEMBLEIA
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo