domingo, setembro 28, 2025
- Publicidade -

Operação Escudo de Rondônia cumpre 31 mandados de prisão em seis municípios e desarticula facção criminosa

Mais lidos

Na manhã desta quarta-feira (20), as forças de segurança de Rondônia deflagraram a Operação Escudo de Rondônia, considerada uma das maiores ações já realizadas contra o crime organizado no estado. A ofensiva resultou no cumprimento de 31 mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca domiciliar, envolvendo mais de 130 policiais e o apoio de um helicóptero da Gerência de Aviação do Estado (GAVE).

A operação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Repressão a Extorsões, Roubos e Furtos (DERF), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRO), além do suporte da Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS). As diligências ocorreram simultaneamente em Porto Velho, Ariquemes, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Jaru, e também em Catanduvas (PR), em articulação interestadual com o Sistema Prisional Federal.

Continua após a publicidade..

Resposta aos ataques de janeiro

De acordo com as investigações, a facção criminosa alvo da operação foi responsável por uma série de ataques registrados entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2025, que atingiram o transporte público e o patrimônio em Porto Velho e em outros municípios. O nome “Escudo de Rondônia” simboliza a proteção do Estado diante da ofensiva criminosa e a reafirmação da soberania frente ao crime organizado.

Força máxima contra o crime

O governador Marcos Rocha destacou que a operação é parte de uma estratégia firme e contínua contra facções criminosas.

Continua após a publicidade..

“O Governo de Rondônia tem aplicado esforço máximo para combater o crime e tornar Rondônia um estado mais seguro, e tem alcançado resultados inéditos com a integração de esforços de parceiros que também lutam pelo objetivo comum de trazer paz para os rondonienses”, afirmou o governador.

Rocha frisou ainda que sua gestão tem priorizado o fortalecimento das polícias, investimentos em inteligência e tecnologia, além da ampliação de políticas públicas em áreas vulneráveis, com o objetivo de transformar realidades onde o crime antes impunha medo e opressão.

Com a Operação Escudo, o Estado reforça a mensagem de que não haverá espaço para a atuação de facções criminosas em Rondônia, demonstrando que a integração entre as forças policiais e órgãos de controle é fundamental para garantir segurança e tranquilidade à população.

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo