quarta-feira, setembro 24, 2025
- Publicidade -

Seminário de Educação reforça compromisso com a inclusão em Rondônia

Mais lidos

i-Paraná será palco de um importante movimento em defesa da inclusão educacional em Rondônia. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ji-Paraná e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro), promove o Seminário de Educação Inclusiva. O evento que, que acontece de 24 a 26 deste mês, integra a programação da III Semana da Inclusão.

O evento, que será realizado no auditório do Ifro, a partir das 19h30 do dia 24, terá início com uma apresentação cultural do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE/Unir), com a participação da renomada musicoterapeuta Sonia América e seus pacientes da clínica Neuro Estimular, de Ji-Paraná. A apresentação, que mistura sensibilidade, arte e inclusão, promete ser um momento inspirador, trazendo à tona o poder transformador da música no processo educacional.

Continua após a publicidade..

Inclusão que transforma

A realização do seminário representa um passo concreto no fortalecimento da educação inclusiva no estado. Ao reunir profissionais da educação, estudantes, pesquisadores, gestores e representantes da comunidade, o evento cria um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e possibilidades para qualquer ambiente verdadeiramente inclusivo.

Continua após a publicidade..

O poder da música na inclusão

Um dos pontos altos do evento será, sem dúvida, a apresentação da musicoterapeuta Sonia América e seus pacientes da clínica Neuro Estimular de Ji-Paraná. Com vasta experiência na área da saúde e educação, Sonia desenvolve um trabalho que une música e terapia no processo de desenvolvimento de crianças, jovens e adultos com deficiências. Através da musicoterapia, ela promove melhorias significativas no comportamento, na comunicação, na autoestima e na integração social dos atendidos.

“A música fala onde as palavras muitas vezes não conseguem alcançar. Ela conecta, acalma, estimula, transforma. É uma linguagem universal e uma poderosa ferramenta de inclusão”, disse a musicoterapeuta, que também é referência em projetos voltados à acessibilidade cultural.

A apresentação cultural de abertura não será apenas um espetáculo artístico, mas um ato político e pedagógico, um verdadeiro testemunho do potencial humano que floresce quando são garantidas oportunidades de expressão e participação.

Impacto regional

O Seminário de Educação Inclusiva surge como uma importante resposta aos desafios enfrentados pelas redes de ensino em Rondônia na efetivação de políticas de inclusão. Muitas escolas ainda carecem de infraestrutura adequada, formação continuada para professores, materiais acessíveis e apoio especializado para atender alunos com deficiência ou necessidades específicas.

Nesse cenário, o evento busca promover a troca de saberes, boas práticas e estratégias que possam ser replicadas nas escolas da região, ajudando a fortalecer uma cultura escolar mais empática, diversa e democrática.

Conscientização e mobilização

A realização da III Semana da Inclusão e do seminário demonstra o compromisso das instituições envolvidas com uma educação pública de qualidade e acessível. A articulação entre a Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná, a Unir e o Ifro revela a importância da união de forças para transformar realidades e construir políticas educacionais verdadeiramente inclusivas.

Além disso, o evento é um convite à sociedade como um todo para participar ativamente dessa transformação. Famílias, educadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas são chamados a contribuir com ideias, experiências e ações que façam da inclusão uma prática diária, e não apenas um discurso.

A equipe do ComTexto está acompanhando o trabalho desenvolvido pela clínica Neuro Estimular de Ji-Paraná.

Por Valéria Souza/ComTexto

- Publicidade -
- Publicidade -

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo