sexta-feira, maio 3, 2024
31 C
Porto Velho
sexta-feira 3, maio, 2024
- Publicidade -
INFRAESTUTURA GOV RO  05.05.2024 PROG VENC

MPF investiga possível exploração de terras raras em Ariquemes, RO, por empresa canadense

Mais lidos

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondônia enviou ofícios para a Agência Nacional de Mineração (ANM), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) e Governo de Rondônia, nesta terça-feira (11). Os documentos pedem informações técnicas sobre um suposto processo de licenciamento de atividades de mineração em Ariquemes (RO).

A suposta exploração de terras raras no município seria feita por uma empresa canadense.

Continua após a publicidade..

Os minerais conhecidos como terras raras são elementos químicos usados em vários setores, desde eletrônicos até equipamentos militares.

Segundo o MPF, a emissão dos ofícios levou em conta, que há “riscos inerentes ao processo de mineração, refinamento e reciclagem de elementos químicos, em razão da radioatividade neles encontradas e da utilização de outros ácidos tóxicos, os quais, se mal utilizados, podem causar grandes danos ao meio ambiente”.

Continua após a publicidade..

Foi solicitado para a Agência Nacional de Mineração que, no prazo de 15 dias, confirme se já há exploração, ou não. Se de fato houver, o MPF pede que o órgão envie:

  • a localização georreferenciada do local a ser explorado,
  • que repasse as informações sobre o rito procedimental para que a empresa, eventualmente, obtenha a licença de exploração dos minerais,
  • e diga quais minerais foram autorizados para as pesquisas.

 

Já à Sedam e ao Governo de Rondônia o MPF solicita que dentro de 15 dias, se manifestem sobre a empresa canadense que supostamente explora as terras. A Sedam deve ainda prestar informações sobre o licenciamento ambiental do empreendimento.

Por g1 RO
- Publicidade -
Banner Dengue governo 01.05.2024
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo