Dicas para melhorar a presença online da sua empresa
Hoje em dia todos sabem que a presença digital é essencial para o êxito de qualquer negócio. Há várias maneiras para o gestor assegurar essa presença: ter um site, adquirir um bom serviço de hospedagem e providenciar o registro de domínio(recomendamos a weblink para isso) são algumas delas.
Sobretudo, é preciso ter em mente que garantir a presença digital também exige planejamento. Quais redes sociais usar, quais softwares são os mais eficientes. Saber esses e outros detalhes vai ajudar a melhorar – e muito – a presença online da sua empresa.
Como é impossível para qualquer negócio se manter relevante e atuante sem investir em uma boa presença digital, confira os tópicos abordados nesse artigo.
Dicas para melhorar a sua presença digital
O mundo está na internet e os consumidores estão utilizando as redes sociais. Não duvide também que, nesse exato momento em que você lê essas linhas, alguém está enchendo o carrinho em alguma loja virtual.
Além disso, quando é para procurar um produto ou serviço, muitos desses consumidores pegam o smartphone e apelam para o famoso
oráculo da era digital: o Google. É por tudo isso que a presença online é fundamental para a sobrevivência de uma empresa.
Ela já era essencial desde que o uso de ferramentas digitais se tornou comum no dia a dia das empresas e dos clientes. No atual contexto, afetado pela pandemia de Covid-19, ela se torna a solução para qualquer negócio, desde os pequenos até para as grandes empresas.
Mais do que ter um site e obter um registro de domínio, é necessário seguir outras dicas para assegurar uma eficiente presença digital. Vamos ver então?
Trabalhe a segmentação do seu público
É um erro acreditar que apenas porque você tem um site e está nas redes sociais deve interagir com o mundo inteiro e atrair milhares de seguidores. Lembre-se que querer atender todos é atender ninguém.
A presença digital não é feita com quantidade, mas com qualidade. É por isso que a segmentação de público é uma lei sagrada para quem quer cultivar a presença online do seu negócio.
A lógica é simples: se o seu empreendimento é, por exemplo, um restaurante vegetariano, utilize estratégias para interagir e dialogar com o público que é adepto da dieta vegetariana.
Até mesmo empreendimentos que atendem o público em geral, como lojas e supermercados, em algum momento devem elaborar alguma segmentação de público em suas estratégias.
Interagir apenas com um público devidamente escolhido – e previamente analisado – direciona a sua comunicação para quem realmente quer e necessita ser o seu cliente. Isso é importante também para evitar comunicações invasivas que podem até mesmo prejudicar a imagem da sua marca.
Valorize o conteúdo
O alicerce da presença online é construído com conteúdo. A famosa frase “Conteúdo é rei” foi proferida lá na década de 90, mas ela não envelheceu um dia sequer. Pelo contrário, ela permanece firme e forte.
É por meio de um conteúdo de qualidade que a sua marca vai criar a autoridade necessária perante o público e ter a tão sonhada presença digital.
Mas o que é um conteúdo de qualidade? É aquele capaz de convencer o público de que vale seguir a sua marca nas redes sociais, acompanhar os vídeos no seu canal, receber os seus e-mails e ler as postagens do seu blog.
Imagine, por exemplo, que o seu negócio é um pet shop. Nesse caso, são bem-vindos conteúdos que abordam a importância do banho e da tosa dos animais de estimação no verão.
Da mesma forma, é possível falar das doenças que são evitadas ao manter os pets sempre cheirosos e limpinhos. Enfim, não faltam alternativas para criar conteúdos capazes de realmente fortalecer a sua presença online.
Entenda as características de cada canal
Canal no Youtube, blog, redes sociais, são vários os canais digitais. Por isso, é necessário compreender as características de cada um para gerenciar melhor a sua presença digital.
Hoje em dia existe, por exemplo, estratégias multichannel e omnichannel. Elas consistem exatamente nisso, em utilizar mais de um canal na web – até fora dela – para a empresa se comunicar e vender produtos e serviços para o público.
Multichannel, também conhecida como Multicanal, consiste em possibilitar que os clientes comprem o seu produto em diferentes canais, que atuam independentes uns dos outros.
Já o omnichannel é melhorar a experiência do cliente com a sua marca utilizando todos os canais integrados. Sendo assim, e-mail marketing, telefone e postagens no blog trabalham em conjunto.
Isso possibilita que o cliente inicie o contato por meio das suas redes sociais e depois continue essa interação por meio dos outros canais, inclusive finalizando compras e fechando negócios.
A consequência disso é que você terá a possibilidade de consolidar um relacionamento mais eficiente com os clientes, permitindo que você tenha também todo o histórico de contato dele.
Tenha uma hospedagem de site
Essa dica é muito importante especialmente para melhorar a experiência do usuário na hora de acessar o seu blog. Páginas pesadas, que demoram a carregar, prejudicam a sua presença online, inclusive o ranqueamento nas páginas de resultado do Google.
Por isso, para evitar esse transtorno, avalie o seu serviço de hospedagem. Além disso, evite muitas imagens de alta resolução nas suas postagens. Elas também prejudicam a velocidade de carregamento.
Ferramentas que vão auxiliar você a ter mais presença digital
Além das dicas, é também preciso ficar atento para as ferramentas que podem melhorar a sua presença online. Hoje em dia existem várias delas que auxiliam tanto na gestão de conteúdo quanto na análise de tráfego. Confira alguns exemplos abaixo!
Google Meu Negócio
É uma ferramenta gratuita. Se você possui uma conta no Google (e provavelmente tenha) então basta apenas cadastrar a sua empresa nela.
O Google Meu Negócio deixa à mostra para os clientes as principais informações a respeito do seu empreendimento. Sendo assim, dados importantes, como horário de funcionamento, localização e até avaliações de outros clientes, podem ser facilmente consultadas.
Não custa lembrar que é muito importante manter tais informações constantemente atualizadas.
Google Trends
É uma ferramenta que auxilia na produção de conteúdo relevante. O Google Trends é gratuito e serve para indicar quais palavras-chaves e assuntos que são mais relevantes para o segmento do seu negócio.
É uma ferramenta que ajuda na administração das redes sociais. Ela é ideal para o empreendedor que está presente em mais de uma. O Buffer possibilita o gerenciamento simultâneo de várias redes sociais.
Ele também permite ações estratégicas importantes, como agendar postagens e avaliar resultados que indicam o tráfego e o engajamento dos usuários.