quarta-feira, setembro 25, 2024
- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 INFRAESTRUTURA SETEMBRO 2024

Erros sucessivos em decisões do executivo deixa comércio de Ariquemes fechado

Mais lidos

Que a crise provocada pelo coronavírus é mundial todo mundo sabe, porém, a experiência e a tranquilidade nas tomadas de decisões por parte dos agentes que estão na linha de frente de combate a epidemia, são fundamentais para que a sociedade tenha um impacto menor.

Em Ariquemes, o prefeito Thiago Flores (Republicanos) tem deixado evidentes as falhas por precipitação em suas decisões, que tiveram resultados negativos e altamente prejudiciais ao comércio e consequentemente à economia regional e, também mostrou uma preocupação latente quanto à exposição de sua imagem, provavelmente motivado pelas eleições que se aproxima.

Continua após a publicidade..

É importante destacar que o prefeito Thiago publicou o Decreto para fechar o comércio, enquanto os prefeitos dos demais municípios mantinham-se em contato, se ajudando e se informando, buscando alternativas, depois, por pressão popular, Thiago preferiu “sair na frente”, como ele mesmo disse em uma de suas lives, “nós que fomos o primeiro município a tentar a retomada do comércio, no meu entendimento estamos sendo penalizados justamente por ter tido esta postura, por ser pioneiro na tentativa de abrir o comercio”, admitindo que errou ao se precipitar na decisão, justificando o porquê o comércio de Ariquemes está fechado, enquanto os outros municípios estão com o comercio aberto. Agora terá que aguardar os recursos que tramitam nas instâncias superiores da justiça.

Ainda assim, sendo Ariquemes o município que mais tempo está mantendo o comercio fechado, os casos confirmados da Covid-19 é o maior proporcionalmente do estado, perdendo em números totais somente para Porto Velho. Nesse sentido, manter o comércio fechado não tem relação com a proliferação do vírus. Por quê só Ariquemes tem essa interferência da justiça? Será que a Saúde do município está realmente preparada?

Continua após a publicidade..

Fazendo um link com o parágrafo abaixo, sobre as características que o levaram aos erros, pois, antes de publicar o decreto “pioneiro”, deveria ter levado o tema para ser debatido e acolhido ideias junto a Câmara Municipal de Vereadores, representação do comércio, através da Associação Comercial e industrial (Acia), representantes de classes sociais e judiciário.

Deixando de fazer isso, por se antecipar, a própria justiça se encarregou de suspender o decreto, prejudicando milhares de pessoas. Inclusive já era sabido que o Governo do Estado publicaria um Decreto poucos dias depois, mas, para ser pioneiro, tinha que fazer antes. Deu errado! Colaborando para o aumenta do desemprego e o desespero em muitas famílias, que já lhes faltam o básico.

No sábado, 25, em mais uma live, o prefeito anunciou que por estar impedido de editar novo Decreto, estava encaminhando para a Câmara um Projeto de Lei que autorizaria a abertura do comércio. Deu errado de novo! Pois, ao tomar conhecimento, o Ministério Público (MP) emitiu uma recomendação a Câmara Municipal de Ariquemes, para que se abstenha em votar o Projeto de Lei do executivo que trate da flexibilização da retomada gradual de abertura comercial, haja vista, que a matéria está ajuizada, o documento ainda reforça pedindo respeito às decisões judiciais, e que espere a sentença final que ainda está em andamento.

Mais uma vez se precipitou o prefeito Thiago, deixou o ego falar mais alto, e como operador do direito deveria saber dessa possibilidade, enquanto que o caminho mais adequado seria o Projeto de Lei ser apresentado por algum vereador, aprovado na sessão de segunda-feira, 27, e ele sancionasse em seguida.

Outro ponto observado recentemente pelo site Folha Nobre, que demonstra a preocupação do prefeito em se auto promover, é utilizar o momento, em que todos buscam informações atualizadas a respeito da evolução da Covid-19 no município, ele  apresentou as páginas pessoais como se fossem canais oficiais do Município de Ariquemes. Na própria transmissão ao vivo, por sua página, o prefeito faz a afirmação sobre o caráter oficial das informações prestadas em sua página.

A matéria completa pode ser acessada pelo linck: http://folhanobre.com.br/2020/04/22/informacoes-oficiais-do-poder-publico-sao-divulgadas-em-primeira-mao-atraves-de-lives-em-paginas-pessoais-em-ariquemes/298142.

Enquanto isso, a assessoria do prefeito, conhecida por “assessoria da mordaça”, espalha nas redes sociais que o prefeito está trabalhando sozinho nesta frente, numa tentativa de desqualificar todos os agentes públicos e voluntários que silenciosamente esforçam-se para que tenhamos dias melhores.

Thiago Flores, que é paulista e delegado licenciado da Polícia Civil, adotou um modelo próprio de gestão, talvez inspirado na autocracia, pois destacam as características de decisões monocráticas, centralizadas e autoritárias, e sempre procurou manter-se distante das pessoas que detém mandato eletivo, inclusive o próprio governador Marcos Rocha, o qual era do mesmo partido e jamais esteve na Prefeitura, nem para um cafezinho com o então correligionário.

Com isso, o município de Ariquemes deixou de receber um número incalculável de recursos. Outro pecado cometido pela gestão, é que também se manteve distante de empresários da indústria e comércio de outras regiões, e não atraiu nenhum investidor, nem implementou infraestrutura necessária para a geração de empregos e rendas no município.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
QUEIMADAS SETEMBRO 2024
- Publicidade -
CAMPANHA QUEIMADAS
queimada Setembro 2024

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo