quinta-feira, maio 2, 2024
26 C
Porto Velho
quinta-feira 2, maio, 2024
- Publicidade -
RONDONIA RURAL SHOW 2024

Garimpo Bom Futuro – Cassiterita Em Rondônia

Mais lidos

cassiterita no garimpo de Bom futuro, criou-se a classe de requeiros, que nada mais são do que os garimpeiros que vivem as margens das máquinas, catando os restos de minério que por elas são deixadas diariamente.

Segundo dados publicados pela Folha em 1994, cerca de 1.500 requeiros trabalhavam na época as margens das escavadeiras.

Continua após a publicidade..

Impacto ambiental do garimpo Bom Futuro

A extração de minérios nos garimpos é uma das grandes discussões no meio ambiental.

Inevitavelmente, há prejuízo considerável para a natureza local e, em alguns casos os danos são até mesmo irreparáveis.

Continua após a publicidade..

Tratando-se especificamente do garimpo Bom Futuro, entre os principais impactos observados, o assoreamento de alguns dos rios, igarapés e lagos da região é uma das maiores preocupações, visto que podem comprometer diretamente a todo o sistema fluvial do local.

Outro ponto que requer atenção é o descontrole na exploração que pode gerar risco para as pessoas que trabalham, residem ou transitam próximo as jazidas.

Também vale ressaltar que a extração mineral traz muitos prejuízos para a mata. Dados de 2008 demonstravam que a região do garimpo Bom Futuro havia sido responsável pelo desmatamento de uma área superior a 9 km².

Cerca de 28% da mata local deixou de existir graças a atividade extrativista da cassiterita.

Situação do garimpo e principais curiosidades

O garimpo Bom Futuro é explorado atualmente pela empresa CooperSanta que emprega mais de 400 empregados diretos nos trabalhos que são realizados na jazida.

Com o aperfeiçoamento das leis que dizem respeito a este tipo de atividade, essas regiões estão se tornando mais seguras para os trabalhadores e menos impactantes para o meio ambiente.

Com mais de 7% da reserva mundial do minério, a região em que o garimpo Bom Futuro está localizada é também a principal responsável pela extração da cassiterita, sendo que em Rondônia são produzidos cerca de 47% de toda a produção do país.

Vale lembrar que nessa mesma área existem outras jazidas que são menos expressivas, é claro.

O garimpo Bom Futuro é o maior garimpo a céu aberto do mundo todo, podendo até mesmo ser visto nas imagens feitas por satélite.

O número de mortes neste garimpo é expressivamente grande e aumenta a cada novo ano. Seja por desmoronamentos e acidentes de trabalho ou por homicídios, a região é conhecida por ter causado muitas mortes e ter ainda muitos corpos embaixo de seus lagos.

Gostou do conteúdo? Já conhecia a história do garimpo Bom Futuro? Deixe um comentário e compartilhe seus conhecimentos com outros de nossos leitores!

- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 970X250
- Publicidade -
CAMPANHA TRANSPARÊNCIA- PNA 13.04.2024 BANNER 300X250

Você pode gostar também!

Feito com muito 💜 por go7.com.br
Pular para o conteúdo