segunda-feira, setembro 23, 2024
- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 EDUCAÇÃO SETEMBRO 2024

Mulheres produzindo: Negra Mari – Extracotidiana.

Mais lidos

Em meio aos caos da pandemia causada pelo corona vírus, onde a classe artística foi uma das mais afetadas quanto a crise financeira e a falta de emprego devido os procedimentos de prevenção de contágio como o isolamento e fechamento de casas de festas, bares, teatros entre outros. Algo bom aconteceu, um suspiro de alívio para essa classe, foi a aprovação da lei emergencial de cultura Aldir Blanc. E além de todos os benefícios desse auxílio em relação a subsistência dos artistas independentes brasileiros ainda é preciso ressaltar o número expressivo de mulheres proponentes, Rondônia teve 400 projetos aprovados e selecionados para os editais, desses, um percentual muito relevantes de mulheres aprovadas, as mulheres estão atuantes na produção cultural de Rondônia.
Uma das artistas/ produtora Mari Santos (Negra Mari) teve 3 de seus 4 projetos selecionados, moradora do município de Ariquemes e artista em Rondônia desde 2008 com trabalhos nas áreas de artes cênicas, música e poesia. Já viajou com espetáculo teatral com prêmio de editais do Minc.
Teve o início de sua trajetória como cantora e compositora em 2015 quando foi convidada por Nei Mura para compor o grupo de hip Hop Comunidade Manoa onde ficou até 2017 quando o grupo se desfez seguiu carreira solo com o projeto músical Negra Mari – Extracotidiana que foi selecionado para a 1° edição do edital de chamamento público e fomento a cultura, através da SEJUCEL CODEC, Marechal Rondon de publicação 86/2020 para lançar meu primeiro EP + vídeo clipe. Lei federal 14017/2020 Aldir Blanc.
Segundo a artista a proposta do EP é trazer para debate a vida corrida das mulheres pretas e periféricas do Brasil em especial as mulheres periféricas do estado de Rondônia que vive uma rotina extra, se dividindo nas múltiplas tarefas e responsabilidades diárias e ainda assim encontram forças para exercer o esperançamento. Será gravado pelo estúdio Ecos da Oca com produção de Thiago Mazieiro. O clipe será produzido pela Zenital produções produção de Edier William.
O outro projeto selecionado foi o vídeo experimental Planeta Fome, que entra na primeira edição do edital de produção áudio visual Jair Pistolino 78/2020. O vídeo é inspirado na fala de Elza Soares quando fez sua primeira aparição pública e foi questionada por seu jeito simples e humilde, de que planeta veio ao que ela respondeu: O mesmo planeta que o senhor, o planeta fome. E que fome é essa que temos não apenas no estômago mas por todo corpo?
Para finalizar teve um projeto aprovado no edital de chamamento público e fomento a cultura de lives e transmissões Mary Cyanne 77/2020 SEJUCEL CODEC.
A live acontece nos dias 16 e 17 de janeiro de 2021 a partir das 19:00 horas no centro cultural Lídio Sohn em parceria com FUNCET – ARICULTURA e participações de Thiago Gama e o grupo de rap acústico de Ji Paraná: Um3dizenove. Composto por: Pedro Cidin, Wesley Oliveira, Joelson, Léo Silva.
Estão todos convidados a prestigiar através do Facebook e YouTube de Mari Santos.
Parabéns a todas as mulheres que trabalham arduamente para que a produção cultural em Rondônia esteja cada dia mais diversificada e inclusiva.

Marilsa Santana

Continua após a publicidade..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
GOVERNO DO ESTADO DE RONDONIA PI 83814 EDUCAÇÃO SETEMBRO 2024
- Publicidade -
CAMPANHA QUEIMADAS
queimada Setembro 2024

Você pode gostar também!

Pular para o conteúdo